Estudantes da rede municipal de Hortolândia visitam carreta do projeto “CPFL nas Escolas”, estacionada no OAPE Destaque

Projeto busca aproximar estudantes da ciência, trabalhando conceitos como educação ambiental e economia de energia

Cerca de dois mil estudantes de seis escolas municipais visitam, até o dia 18 deste mês, a carreta do projeto “CPFL nas Escolas - Energia em Jogo”, estacionada no Oape (Observatório de Educação Ambiental), o antigo Creape, no Jd. Santa Clara do Lago. O projeto é promovido pelo Grupo CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Os primeiros a participar da aula prática de educação ambiental, com ênfase na conscientização sobre o uso de energia elétrica e eficiência energética, foram alunos de 1o a 5o ano de três Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental): Lílian Cristiane Martins de Araújo, no Jardim São Jorge; Patrícia Maria Capelato Bassi, no São Sebastião, e Viva Mais, no Jd. Santa Clara do Lago. Nos próximos dias, crianças da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard C. Naumann, no Jd. Interlagos, e das Emefs Helena Futava Takahashi, no Jd. Campos Verdes, e Villagio Ghiraldelli, também terão a oportunidade de conhecer de perto as ações lúdicas, com jogos educativos e interativos, que permitem à criança explorar e conhecer as diversas formas de energia.

A visita à carreta faz parte do trabalho desenvolvido na rede municipal por professores municipais que tiveram formação sobre o projeto de educação ambiental.

“O passeio ao parque da lagoa Santa Clara pela Carreta da CPFL foi uma atividade muito enriquecedora aos alunos do 5ºB. Os alunos puderam vivenciar experiências e conteúdos trabalhados em sala de aula e também novos conteúdos. Aproveitaram todos os momentos com entusiasmo e interesse. Agradecemos a oportunidade de participar dessa atividade”, afirmou a professora Mariette Mari Fanton Silva da Emef Lílian Cristiane Martins de Araujo.

“Hoje tivemos o prazer de levar nossos alunos do 5ºB, turma da aluna Ester, vencedora do concurso da CPFL, para visitar a carreta. Foi um momento muito interessante, as crianças amaram. Foi uma oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos estudados em sala, de uma maneira lúdica, através de experimentos extremamente atrativos. Eles conseguiram desenvolver várias habilidades, consolidar as habilidades trabalhadas em sala a respeito da energia. Fora o bate-papo com os monitores, que levou ainda mais à conscientização da economia da energia elétrica, da água. Foi um momento extremamente importante e de grande valia”, afirmou a coordenadora pedagógica da Emef Lilian Cristiane Martins de Araujo, Fernanda Cristina Luna Teixeira Paiva. O desenho de Ester de Moraes Fagundes, de 10 anos, aluna do 5o ano da escola, foi premiado em março deste ano, em concurso sobre uso consciente da energia do projeto “CPFL nas Escolas”.

“O projeto leva a criança a pensar as Ciências Naturais, no tocante à energia e eletricidade, para uma construção coletiva do uso consciente das diversas fontes de energia, bem como o uso seguro da energia elétrica. As atividades propostas pelo projeto possibilitam o pensamento crítico no desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades envolvendo ações junto à família” ressalta a coordenadora pedagógica e articuladora do Projeto CPFL nas Escolas 2021, Elisandra Maria Marinho de Souza.