Atrações literárias e culturais estão na programação do Hortolendo nas Escolas 2022 Destaque

• Escrito por  Departamento de Comunicação

Festa literária, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, será neste domingo (15/05), a partir das 10h, nas escolas da rede municipal de ensino

Oficinas, apresentação de teatro, coral, contação de histórias e, claro, diversas atividades de leitura, cuidadosamente planejadas pelas equipes pedagógicas da rede municipal de ensino. Assim, a cinco dias do evento, o Hortolendo nas Escolas deste ano vai tomando forma. A tradicional festa literária, faceta mais visível da política pública municipal de incentivo à leitura, será neste domingo (15/05), das 10h às 14h, em todas as 59 unidades da rede municipal de ensino.

Além do Hortolendo, desta vez voltado aos estudantes municipais e seus familiares, a Administração Municipal promoverá outro evento literário, aberto ao público em geral: o Literalendo, que acontecerá no dia 29 de maio, a partir das 12h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Ambos os eventos integram a programação oficial de celebração pelos 31 anos de emancipação política de Hortolândia.

Neste ano, o Hortolendo traz como tema “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de encantamentos”. Entre os objetivos do evento estão o de ampliar a prática e o hábito da leitura, de modo a potencializar o repertório linguístico, textual e o conhecimento do mundo dos estudantes da rede municipal, assim como o de possibilitar e despertar o exercício da fantasia, imaginação, encantamento e beleza, através da leitura.

Esta será a 12ª edição da festa literária. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o ajuste no formato – de ação aberta, feita em parques públicos, para um modelo mais intimista, dentro de cada escola – visa valorizar a territorialidade escolar, descentralizando todas as ações. Com isso, busca-se promover a participação efetiva da comunidade local, assim como das crianças, jovens e adultos estudantes nas atividades propostas, dada a facilidade do itinerário do público ao local de cada evento.