Trânsito seguro e inclusivo é tema de exposição em Hortolândia Destaque

Exposição que encerra as atividades do “Maio Amarelo” na rede municipal de ensino foi aberta nesta quinta-feira (02/06), no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola) da Prefeitura

Até o dia 30 deste mês, o OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), órgão da Prefeitura de Hortolândia, é palco da exposição “Trânsito Seguro e Inclusivo”, que encerra as atividades da campanha “Maio Amarelo” nas escolas da rede municipal de ensino. A mostra foi aberta nesta quinta-feira (02/06), no Setor Administrativo do Parque, e traz trabalhos finais produzidos em 65 escolas, 59 escolas próprias e seis contratadas por meio do Programa Bolsa Creche. O OAPE está localizado na Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago II, e fica aberto das 6h às 18h, diariamente, inclusive aos finais de semana.

A exposição é realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria a CCRAutoBan, dentro do Programa "Caminhos para a Cidadania". O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, no Brasil.

Ao longo do mês de maio, durante toda a campanha de sensibilização e conscientização acerca do tema, os estudantes fizeram atividades com base no conteúdo das cartilhas entregues pela Secretaria de Mobilidade Urbana e dos gibis da Turma da Mônica, distribuídos pela concessionária Rodovias do Tietê, além de receberem suporte da Secretaria da Educação Ciência e Tecnologia. Ao final, produziram os desenhos e acrósticos (composições poéticas em que certas letras, a cada verso, formam palavra ou frase, quando lidas em outra direção e sentido), agora colocados em exposição.

“A exposição mostrou a importância da gente ter cuidado no trânsito, o respeito com as pessoas e os pedestres”, comentou a estudante Gabriele Vitória, do 5º ano A da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais, no Jd. Santa Clara.

Para a colega de sala, Gabriele Silva, “a exposição é para as pessoas entenderem que o trânsito é bem importante. Tem que ter muita atenção, porque podem acontecer muitos acidentes. Eu vou tomar muito cuidado quando for atravessar a rua e vou olhar o semáforo”, afirma a menina.

“O objetivo das atividades realizadas pelas crianças é conscientizar a todos da necessidade que temos em ter um trânsito mais seguro e inclusivo. As escolas realizaram diversas atividades, mas para finalizar o projeto do ‘Maio Amarelo’ entregaram desenhos e acrósticos. Agradeço a todos os envolvidos no trabalho, professores, alunos, gestores e comunidade como um todo. Juntos conseguiremos conscientizar a todos!”, afirma a coordenadora pedagógica Carla Borrego Varani, responsável pelo Projeto.