Oito escolas municipais passam por reforma de manutenção predial Destaque

Intervenções são realizadas por empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia

Oito das 59 escolas da rede municipal de Ensino de Hortolândia passam por obras de reforma e manutenção, atualmente. As ações, simultâneas, são realizadas por empresa contratada pela Prefeitura a fim de ampliar e agilizar os serviços prestados pelo Setor de Manutenção Escolar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A empresa foi contratada em abril deste ano, por meio de licitação.

A medida beneficia diretamente toda a comunidade escolar, inclusive os cerca de 26 mil estudantes da rede municipal, oferecendo em cada unidade um ambiente mais agradável e seguro para a realização das atividades pedagógicas e administrativas. Outras unidades escolares também serão atendidas. Além das oito escolas, a reforma também acontece no Centro Educacional Carlos Vilela, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, que está sendo adaptado, para, em breve, ser transformado em creche municipal, a 60ª unidade da rede municipal de ensino.

Entre as unidades agora beneficiadas está a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral, no Jardim Amanda, que passa por reforma geral, com intervenções no piso, nas salas de aula, em rampas, pintura e também no entorno da escola. “Cuidar das escolas dignifica todo o trabalho de quem está lá dentro. O ambiente fica mais saudável, mais bonito. Além disso, traz mais satisfação para as crianças partilharem desse espaço, com cores vivas, que remetem à infância. Particularmente aqui na Emef Tarsila do Amaral, são cores que remetem à obra da pintora que dá nome à escola. A escola estava necessitando de uma reforma e, para nós, é um motivo de alegria, simboliza muita coisa importante ver o prédio escolar sendo arrumado, principalmente nesses tempos tão difíceis que a gente tem passado. É trazer a sensação de um ambiente mais limpo, mais organizado, sem danos e com maior sensação de pertencimento. Cuidar das unidades escolares significa também respeito à educação. Investir em educação é investir em pessoas”, afirma a diretora Aurineide S. de Gouvea.

Já na Emef D. Ana José Bodini Januário, também localizada no Jd. Amanda, acontece troca de calhas, manutenção da fiação elétrica e reforma na área do parquinho. Para a diretora Ana Lúcia da Conceição, a reforma cria um ambiente muito agradável para estudantes e profissionais da educação. “O parquinho ficará em cima de uma caixa de areia, onde está sendo trocada toda a tubulação e canos. Fizeram duas rampas para entrada de deficientes, em volta vão plantar as gramas e o jardinzinho também. Na parte do quiosque também vai ter grama. Então, a escola está ficando bem bonita realmente. Só temos boas coisas para falar sobre a empresa de manutenção predial, são pessoas responsáveis, super respeitosas e fazem o serviço com qualidade”, avalia a diretora.

“Quando a escola está limpa, com a manutenção predial em dia, segura não só para os alunos mas para toda a comunidade escolar, isso é absolutamente importante também para a aprendizagem. Todos se sentem tranquilos, seguros, com o prédio em perfeitas condições. Por isso, a gente iniciou essa força tarefa. Conseguimos licitar uma empresa para fazer essa manutenção. Considerando que a rede cresceu - estamos com 60 unidades escolares agora - isso demanda um trabalho mais profícuo. Então, a empresa de manutenção, desde que a gente homologou a licitação, vem fazendo um trabalho por todas as unidades escolares, pegando evidentemente as que estão com problemas mais urgentes, pensando em telhado, reforma elétrica, etc. Tudo isso contribui para que a gente possa ofertar à comunidade, a todos os que compõem a escola, um ambiente com qualidade e com segurança”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Confira o que acontece durante a reforma em cada escola:

• Emef Ana José Bodini Januário - reforma na área do parquinho e troca do playground, troca de calhas e parte de fiação elétrica

• Emef Tarsila do Amaral - reforma geral na escola: piso, pintura, salas de aula, rampas, entorno da escola

• Emei Profa. Rosimar Bertão Gomes - troca de janelas, reforma de paredes e telhado

• Emef Caio Fernando Gomes Pereira - reforma geral: muros, parte elétrica, calhas

• Emei José Natalino Fonseca - troca de pisos

• Emef Profa Helena Futava Takahashi - troca de concreto do pátio

• Emef Marleciene P. P. Bonfim - reforma geral: telhado, calhas, troca de piso da quadra

• Emef Salvador Zacarias Pereira Júnior - reforma de paredes, troca de calhas, pias, e pintura

• Centro Educacional Carlos Vilela - adaptando o prédio para o padrão de creche: banheiros, cozinha, salas, dentre outros.