Abertas inscrições para formação sobre “Cuidado Integral à Saúde de Crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento” Destaque

• Escrito por  Departamento de Comunicação

Formação gratuita, à distância, é voltada a educadores infantojuvenis da rede municipal de ensino de Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso de atualização em “Cuidado Integral à Saúde de Crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento”, voltada a educadores infantojuvenis da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia. A formação continuada e gratuita é oferecida, no formato EaD (Educação à Distância), pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília, em parceria com a London School of Higiene and Tropical Medicine e o Hospital da Criança de Brasília. Entre os chamados TNDs estão os TEAs (Transtornos do Espectro Autista), o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e as dificuldades de aprendizagem, como dislexia e deficiências em outras áreas intelectuais. A ação beneficiará diretamente 700 crianças com laudos deste tipo, matriculadas na rede municipal de ensino.

As inscrições deverão ser realizadas, até o dia 30 deste mês, pelo link. O login deverá ser feito por meio dos dados de acesso (CPF e SENHA cadastrados). Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, educadores infantojuvenis foram convocados a participar da formação; já os demais educadores da rede estão convidados a se inscrever. Caberá a cada cursista gerenciar os próprios estudos e ações a fim de que consiga cumprir todas as atividades propostas dentro do prazo de encerramento do curso, marcado para 30 de novembro de 2022.

A formação continuada tem 40 horas/aula e ficará disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) durante 24 horas por dia, sete dias por semana e pode ser acessado de forma flexível e planejada. O curso tem três módulos: Introdução aos conceitos do desenvolvimento infantil e dos Transtornos do Neurodesenvolvimento e sua relação com a deficiência; A importância das práticas de estimulação precoce e dos cuidados especializados e Necessidades e direitos da pessoa com TND - Transtornos do Neurodesenvolvimento.

Em cada módulo, o cursista tem acesso ao conteúdo e as atividades, devendo ao final, responder à Avaliação do Curso. O certificado estará disponível após a conclusão do último módulo, desde que tenha alcançado aproveitamento mínimo de 70% e respondido à Avaliação.

“O curso de formação tem como objetivo promover conhecimentos específicos da deficiência de modo a melhorar as relações pedagógicas e sociais no trabalho escolar. A inclusão de crianças com deficiência é uma perspectiva importante para o fortalecimento de uma sociedade diversa e inclusiva. Aprender sobre esta perspectiva é reeducar o olhar e acolher o outro na sua dimensão biopsicosociocutural”, afirma o supervisor educacional do Centro de Formação, Donizeti Faria.