Projeto Circo da Escola integra disciplinas e saberes para favorecer aprendizado Destaque

Ponto alto do projeto é a apresentação dos estudantes da Educação Integral para os do período regular, realizado nesta quarta-feira (29/06), na quadra da Emeb Interlagos

Fazer do aluno protagonista do aprender, integrando disciplinas e saberes. Esta é a proposta do projeto “Circo da Escola”, desenvolvido na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos, por profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ligados ao Programa de Educação Integral da Prefeitura e também do ensino regular. O ponto alto da iniciativa é a apresentação dos alunos participantes, feita na quadra da escola, nesta quarta-feira (29/06), para os colegas de turmas do 1o ao 5o ano. O projeto surgiu em 2017. A escola é uma das oito integrais, que oferecem atividades como dança, música e projetos de estudo e pesquisa, no contraturno das aulas regulares.

Segundo as professoras de Educação Física Bruna Ricato, Rafaela Fernanda Porto e Tatiana Henriques Pimentel, idealizadoras do projeto, o objetivo é integrar as atividades do Ensino Regular com as da Educação Integral, por meio de práticas corporais do universo circense, fazendo do aluno protagonista. Deste modo, busca-se contemplar as múltiplas dimensões relacionadas ao desenvolvimento integral -- físico-motora, afetiva, cognitiva e sociocultural, conscientizando o estudante com relação à importância e às diversas contribuições da Educação Física, valorizando a participação deles nas aulas da disciplina.

Além das educadoras físicas, que trabalham conteúdos de ginástica artística, rítmica, acrobática e malabares, o projeto interdisciplinar envolve agentes educacionais, que cuidam de toda a parte de ornamentação, confecção de figurinos e apoio.

Também participam profissionais das disciplinas de Artes, que preparam as esquetes de palhaço; Projeto de Vida e orientação de estudos, que se encarregam da parte conceitual, cultural e figurino; e de Música, que ensaiam a banda instrumental, o coral e a apresentação. Os profissionais envolvidos são: Artes - Prof. José Reis; Projeto de Vida e orientação de estudos - Profas. Odete, Regina, Rosemeire e Sara; Música - Profas. Mayara e Cássia; Agentes Educacionais - Adriana, Rafaela, Rosalina e Thais.

“É muito legal participar, é divertido. Todos estão gostando. Gostei de participar dos ensaios”, afirma a estudante Kaiane Vitória de Souza Arruda, da turma 5, da Educação Integral.

“A gente faz estrelinhas, malabarismo com bolinhas, argolas, cambalhotas, várias coisas. É bem divertido. Adoro participar”, afirma o colega Pedro Valentim Fernandes Parosolo, aluno da turma 9.

O projeto é voltado a estudantes de 1° ao 5° ano, matriculados nos dois períodos, manhã e tarde, e tem como objetivo apresentar a eles a arte circense. Neste ano, 573 alunos do período integral participaram das apresentações.