Prefeitura e jogador Gustavo Scarpa assinam termo de doação para construir pista de skate em Hortolândia Destaque

Espaço esportivo será implantado em área cedida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na região do Jd. Rosolém

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o jogador de futebol Gustavo Scarpa, campineiro de nascimento radicado em Hortolândia, firmaram, na tarde desta quinta-feira (04/08), termo de doação para a construção, na cidade, de uma pista para esportes radicais (skate, patins e bike) de padrão internacional. O espaço será construído em uma área ao lado da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, com cerca de 3 mil metros quadrados, localizada dentro do Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, na região do Rosolém, que será cedida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O documento, fruto de chamamento público, estabelece que caberá à Prefeitura destinar a área para a construção do complexo esportivo, supervisionar a realização da obra, responsabilizar-se pela manutenção e conservação dos bens e desenvolver atividades pedagógicas, como aulas de educação física no local. Caberá ao jogador, que atualmente defende as cores do Palmeiras, por meio da fundação que leva seu nome, se responsabilizar tanto pela execução da obra, com início máximo em até 60 dias a partir da assinatura do termo, mantendo, posteriormente, o local onde serão instalados os equipamentos em perfeitas condições de uso e acesso.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto prevê a implantação de complexo esportivo com 2.939 metros quadrados, com três espaços para a prática do esporte (“park area” com 485 m2, “street area” com 1804m2, “solo area” com 254m2) e arquibancada, ao lado da praça de alimentação já existente no local. O projeto arquitetônico do complexo foi elaborado pelo Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras.

“Pensamos numa pista que possa comportar diferentes públicos do skat. Um verdadeiro parque que possa comportar vários circuitos”, explicou o esportista, durante visita ao local, em julho de 2021 na companhia do prefeito. A ideia da Secretaria de Educação é utilizar o espaço tanto para a prática de educação física, no ensino regular, quanto para o aprendizado desses esportes radicais, nas estações de vivência da educação integral, ministradas na Emeb Josias.

“Com essa parceria, poderemos disponibilizar essa área para a construção de um complexo que vai envolver, não só uma pista de skate, mas também toda uma estrutura lúdica pra gente promover estações de vivências. A própria LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) preconiza que a gente possa diversificar as ações lúdicas para o aperfeiçoamento e a formação dos nossos alunos. Então, esse projeto com o Instituto Scarpa está perto do ambiente escolar, de uma área verde, pra gente fazer essa sinergia entre educação ambiental e espaço lúdico. Uma pista de skate com um ambiente educativo é preponderante para fortalecer os eixos da educação municipal hortolandense”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

“É uma parceria super importante que, com certeza, mexe com a educação do nosso município e com o esporte. É um projeto que vem ao encontro daquilo que o governo já está fazendo, de promover e incentivar a prática esportiva desde a infância. Este é um projeto muito grande, com uma importante parceria”, afirma Zezé Gomes.