Estudantes municipais têm dia de cinema no Observatório Ambiental Parque Escola Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Sessões gratuitas, com filmes nacionais e estrangeiros, aconteceram nesta terça, quarta e quinta-feira (06 a 08/09)

Uma manhã no cinema. Esta foi a experiência vivida por estudantes da rede municipal de ensino que, nesta terça e quinta-feira (06 e 08/09), tiveram a oportunidade de ver o filme de animação brasileiro “História antes de uma história”, do diretor Wilson Lazaretti, com participação da cantora Elza Soares. A telona foi montada no OAPE-Observatório Ambiental Parque Escola, no Jardim Santa Clara do Lago, pela equipe do projeto “Cine em Cena Brasil”, iniciativa que conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Governo; do Instituto CCR-AutoBAn e Ministério do Turismo.

Nos dois dias, a ação beneficiou diretamente 529 crianças de duas escolas municipais, as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Viva Mais e Helena Futava Takahashi. Uma delas foi o aluno do 3° ano A, João Victor Souza D. da Silva. “Eu gostei muito do filme! Gostei de três partes: a primeira foi o desenho; a segunda, a criação dos personagens e a terceira foi a das animações”, comentou o menino, que estuda na Emef Viva Mais.

“Foi um momento muito especial para a nossa escola, um momento de ampliação do repertório cultural dos nossos alunos, pois algumas crianças ainda nem conheciam cinema. A escolha do filme foi muito boa, motivou as crianças a despertar a criatividade. Elas gostaram muito desta experiência maravilhosa e queremos mais oportunidades como essa para a nossa escola”, comentou Helena Costa, diretora da EMEF Viva Mais.

A sala itinerante é similar a um cinema convencional. A tenda possui 210 cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar-condicionado, tela de 26m2, sistema de som 5.1 e projeção digital. Ao todo, foram 13 sessões gratuitas. Também participaram do projeto alunos de escolas estaduais, na terça e quinta, e a comunidade em geral, durante o feriado da Independência. O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, junto com o Instituto CCR e a CCR AutoBAn, com a apoio da Administração Municipal.

“Estamos gostando muito, as crianças são muito organizadas, assistem realmente ao filme e prestam bastante atenção no projeto. Tem algumas que não sabiam o que era exatamente e viram que era uma sala de cinema de verdade e ficaram maravilhadas com a qualidade de som e imagem. Agradecemos pelo empenho na questão do agendamento e de proporcionar para as crianças essa atividade”, afirmou o coordenador do Projeto Cine em Cena Brasil, Édson Souza.