Palestra sobre “Inclusão x Capacitismo” marca último dia de atividades voltadas a estudantes com deficiência em Hortolândia Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Evento do Cier, neste sábado (24/09), faz parte da programação em torno do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

“Inclusão x capacitismo” é o tema da palestra gratuita e aberta ao público, que acontece neste sábado, às 8h30, no Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini. Localizada na R. Emily Cristienne Giovanini, 292, no Jardim Santo André, a unidade integra a rede municipal de Educação da Prefeitura de Hortolândia, O evento faz parte da “2ª Semana de Movimento e Possibilidade”, idealizada pela equipe gestora, para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), ocorrido na última quarta (24/09).

O tema da palestra será abordado pela pedagoga Natalie Santos. Entre os objetivos da semana estão também os de consciencializar e dar oportunidade para que alunos e comunidade vivenciem atividades diferenciadas e inclusivas

Na programação do sábado, entre 8h e 12h, haverá apresentação de balé inclusivo, treinão com integrantes do projeto “Pernas Voluntárias”, bazar e sorteio de prêmios. As atividades, iniciadas na segunda-feira (19/09), incluem oficinas, show musical com o grupo “Quinteto Cultura” e apresentação capoeira Angola como grupo Boca na Botija.

“O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi dia de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência. Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades como as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, como prevê a Lei 13.146/15 art 4º”, afirma a diretora Flávia Marcela Cardoso Inocêncio.

Os alunos aprovaram a iniciativa. "Foi muito bom, eu gostei muito, porque eu me envolvi mais com meus amigos. Eu me emocionei muito. O que eu mais gostei foi do canto.", comenta a aluna Ester Freitas Rodrigues, de 35 anos, integrante da sala de oficina de Gerenciamento I-A.