Prefeitura e UFSCar celebram parceria pedagógica com formatura de 122 cursistas Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Cerimônia festiva, na noite desta terça-feira (04/10), contou com a presença do prefeito Zezé Gomes e da vice-reitora da UFSCar, Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis

Uma cerimônia festiva, realizada na noite desta terça-feira (04/10), marcou mais uma importante etapa da parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), na área da educação: a formatura de 122 cursistas inscritos nas turmas 1 e 2 do curso de Pós-graduação “Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho”. O evento aconteceu no auditório do Colégio Adventista Campineiro, no Pq. Ortolândia, e reuniu cerca de 200 pessoas, dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a vice-reitora da UFSCar, Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis; e o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação, que está à frente da Especialização.

“Essa parceria traz um diferencial para a nossa cidade, que é aquilo em que estamos investindo: cuidar das pessoas e cuidar bem das pessoas. Agradeço a todos os presentes, de outras cidades também, e toda a nossa equipe gestora da Educação. É um prazer e é um dever o ensinar e o aprender. Quando os interesses são mútuos, acontecem com leveza, e isso é muito bom”, afirmou Zezé Gomes.

“Hoje estamos celebrando, além de um convênio, o poder público que valoriza a educação. Eu sou muito grato pela abertura que a Prefeitura de Hortolândia tem dado. Quando a universidade e a Secretaria de Educação de um município se unem para dizer que precisamos oferecer não só uma formação, precisamos oferecer saídas. Nós entramos, a partir de março de 2020, em uma pandemia que foi uma tragédia mundial, que também foi uma tragédia educacional. A escola é feita de pessoas, essas pessoas são os professores, os gestores, os diretores, as diretoras, os coordenadores, a supervisão, e também é feita de faxineiras, merendeiras, porteiros. A escola é esse organismo vivo e é ele que está doente, não só pelo fechamento das escolas no distanciamento social, mas também um mal-estar que antecede a pandemia e daí nasceu essa ideia”, afirmou o Prof. Flávio Caetano.

Além da entrega de certificados e fala de autoridades, houve duas apresentações artísticas: uma do Quarteto Musical da Secretaria de Cultura e outra da obra “Uirapuru”, feita pelo Prof. Maurício Ribeiro dos Santos. A Profª Cleide Maria Nunes de Jesus, uma das cursistas, falou aos presentes sobre a experiência de participar do curso, em que se inscreveram 296 profissionais da Educação, somente nas duas primeiras ofertas. Destes, 122 chegaram ao final, após concluírem todas as oito disciplinas, uma delas para elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Na terceira oferta, que vai de 2022 a 2023, há 169 matriculados, 21 profissionais de escolas contratadas por meio do Programa Bolsa Creche.

“Vocês escolheram separar um tempo da vida pessoal de vocês para fazer algo a mais. Então, eu queria dizer que vocês são o centro hoje. Nada disso estaria acontecendo sem vocês, sem esse sonho, sem essa dedicação, sem esse afeto e sem esse pedacinho de vida que vocês nos deram. São vocês as pessoas mais importantes nesse projeto, são vocês que farão a transformação e são vocês que estão com as nossas crianças no dia a dia e sabem o que passam diariamente”, ressaltou a vice-reitora da UFSCar.

Para a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Jane Ap. Nery de Carvalho, ao qual o Termo de Cooperação está vinculado, Hortolândia é conhecida na região por apostar em qualidade na educação. “A Secretaria nos dá autonomia para trabalhar e acredita, quando a gente sonha. Se queremos fazer alguma coisa, eles nos dão todo o apoio. Eu não abro mão da Educação de Hortolândia, já neguei outras propostas para ficar aqui, porque o que temos aqui, não temos em município nenhum”, ressalta a gestora.

“Toda a Secretaria de Educação, em conjunto, está com a gente no desafio de fazer uma educação de qualidade no município de Hortolândia. Hoje estamos celebrando o encerramento. Para alguns, desse desafio que foi cursar essa especialização. Não podemos parar, se temos sonhos. Precisamos ir atrás deles e fazer com que esse aprendizado deixe nossa marca e nossa contribuição por onde a gente passa”, lembrou o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo.

Também participaram do evento os diretores José Menegoro (Ensino Fundamental, Educação Integral e EJA-Educação de Jovens e Adultos) e Simone Locatelli (Educação Infantil); o Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio, coordenador do curso de Pós e responsável por ministrar duas disciplinas da Especialização; o supervisor educacional Donizeti Faria; o Prof. Allan Paulo da Silva, representante do colégio, cursistas e familiares.