Abertas inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia 2022 Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Evento promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia é aberto à comunidade

A Prefeitura de Hortolândia promove, entre os dias 24 e 27 deste mês, a “Semana de Ciência e Tecnologia Conecta Saberes”. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, com três dias de encontros presenciais e um remoto. Para participar é preciso se inscrever, por meio do link disponível relativo a cada dia do evento.

Um dos destaques da programação, na quinta-feira (27/10) é o professor, escritor, advogado e palestrante Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação da capital paulista, cuja fala será transmitida ao vivo pelo Youtube. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na quarta-feira (26/10), haverá um webinário sobre “Os Perigos da internet”, destinado sobretudo aos pais e responsáveis por alunos. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 26 mil estudantes matriculados.

De acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia, entre os objetivos do evento está o de mostrar a educação tecnológica na Educação Básica como prática pedagógica com abordagem interdisciplinar, o que se mostra extremamente importante na atualidade para melhorar, de forma lúdica e construtiva, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.

“A ‘Semana Municipal de Ciência e Tecnologia’, denominada ‘Conecta saberes’, contará com profissionais do ramo e discussões importantes, como o conceito maker, desenvolvimento da tecnologia no município, perigos da internet, benefícios e malefícios ofertados pela tecnologia. O evento terá como ideia principal utilizar a ciência e tecnologia como ferramentas de ensino e como recurso para dar praticidade à aprendizagem dos conteúdos curriculares, estimulando a criatividade, a experimentação, a criticidade, a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a inovação dos métodos de ensino”, afirma a diretora de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

A realização do evento atende à Lei Municipal n° 2916, de 13 de dezembro de 2013, que institui a Semana de Ciência e Tecnologia em Hortolândia, bem como a Resolução CEB/CNE nº 04/2010, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e, no artigo 14, § 2º, afirma que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) devem imprimir direção aos projetos político-pedagógicos e perpassar transversalmente a proposta curricular, o que significa dizer que a ciência e a tecnologia devem estar a serviço do conhecimento, da prática e da busca de soluções cotidianas, e não ser tratada como mera matéria específica do conhecimento.

Confira a programação, dia a dia:

Dia 1: Palestra “Educação 5.0 na prática: Caminhos para ressignificar a educação”

Palestrante: Débora Garofalo

Data: 24/10/22, segunda-feira

Horário: 18h30

Local: Colégio Adventista de Hortolândia, R. Rodrigo Carvalho, 200, Pq. Ortolândia

Link para inscrição: https://forms.gle/gxjpTT9Eb2dkj6Gt9

Dia 2: Mesa redonda: “O Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Hortolândia”

Participantes:

• Prof. Alan Correa Moraes Colégio - PECTRUS,

• Prof. André Gonçalves Mariano Empresa - LIFE,

• Prof.ª Caroline Jango  - Instituto Federal de Hortolândia,

• Prof. Leonardo Reinaldo  - Rede Estadual de Ensino,

• Prof. Renato William  - ETEC de Hortolândia.

• Mediação: Felipe Amaro

Data: 25/10/22

Link para inscrição: https://forms.gle/jvdwHRVNonvZD5s46

Dia 3: Webinário Mesa redonda: “Os perigos da Internet”