Profissionais da Educação participam de evento sobre Currículo Municipal “Integra Saberes” Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Evento, na noite desta segunda-feira (17/10), contou com apresentação da cantora Joanna

Cerca de 1,4 mil profissionais de educação da rede municipal de Hortolândia se reuniram, na noite desta segunda-feira (17/10), para participar do encontro “Leituras e Reflexões sobre o Currículo Municipal de Educação”. O evento, realizado no Ginásio Poliesportivo Vitor Savala, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, contou com apresentação musical da cantora de música popular brasileira Joanna. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, diretores de departamento e supervisores do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire” estavam entre os presentes.

A apresentação do tema “Leituras e Reflexões sobre o Currículo Municipal de Educação” foi feita pelo supervisor educacional Donizeti Chagas de Faria. O profissional falou sobre as diretrizes curriculares do município, bases legais, principais referências e o processo de construção coletiva do documento ”Integra Saberes”, que, neste momento, está em fase de leitura e reflexão. Ao final do encontro, os profissionais de educação prestigiaram a apresentação musical da cantora Joanna em comemoração ao dia 15 de outubro, Dia Nacional dos Professores.

“O evento foi muito importante, primeiro para a gente publicizar conceitualmente o Currículo Municipal, nosso sistema de educação ‘Integra Saberes’ e refletir sobre a construção coletiva de toda a rede de profissionais de educação. Os diretores, professores, educadores, gestores, participaram ativamente na construção curricular, levando em consideração os nossos saberes, os nossos aprenderes, toda a historicidade pedagógica da rede municipal de Hortolândia. Foi uma noite muito especial, e aproveitamos também, em comemoração ao Dia do Professor, o show da Joanna, cantora que tem uma vida com professores. A mãe é professora, as irmãs são professoras e ela costuma dizer que ela é uma cantora e professora. Foi muito oportuno, muito especial pra gente agraciar esses profissionais que tanto fazem diferença na educação das nossas crianças e das famílias hortolandenses”, destacou o secretário de Educação Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Currículo Municipal Integra-Saberes está em construção, com a participação dos profissionais da área. A medida beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integra a atual proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como lema "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade".

“A nossa Rede Municipal de Ensino é diferenciada e a construção do currículo próprio coloca nossa cidade na vanguarda da Educação. Essa conquista merece ser celebrada porque aponta uma nova perspectiva, garantindo um ensino de mais qualidade as nossas crianças e jovens hortolandenses. Lembro também que o Dia dos Professores foi celebrado no último dia 15, mas a verdadeira comemoração é hoje com a apresentação da cantora Joanna. Parabéns aos professores, vocês fazem a diferença”, destacou o prefeito, José Nazareno Zezé Gomes.