“Educação e seus afetos” é tema do último encontro da Semana de Ciência e Tecnologia 2022 Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Promovido pela Prefeitura de Hortolândia, evento recebe o escritor e professor Gabriel Chalita

“Educação e seus afetos”. Este é o tema da palestra que encerra as atividades da “Semana de Ciência e Tecnologia Conecta Saberes”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O tema será abordado pelo escritor, advogado e palestrante Gabriel Chalita, nesta quinta-feira (27/10), em evento presencial para inscritos, às 18h30, no auditório da EMS, no Bairro Chácara Assay, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação.

No terceiro dia (26/10), as supervisoras educacionais Fabiana Rodrigues e Márcia Gonçalves, a advogada criminalista Caroline Defillippi e o técnico de gestão da Diretoria de Ciência e Tecnologia, José Justino da Silva Filho participaram do webinário “Os perigos da Internet”.  O webinário já teve, até o momento, 1,2 mil  visualizações no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Os profissionais alertaram pais e responsáveis sobre os diversos riscos presentes na internet, como o cyberbullying, desafios perigosos de redes sociais e exposição aos sites e pessoas mal intencionadas. Ao apresentar os casos e sinais de alerta, os profissionais também deram dicas de como proteger os jovens e crianças. A responsabilidade compartilhada, controle parental de redes sociais e monitoramento de atividades online através de softwares, são, segundo avaliam, limites necessários para garantir a segurança no meio digital.

“A comunicação, o cuidado e a proteção são essenciais. As tecnologias digitais são uma ferramenta e assim como qualquer outra ferramenta contém pontos positivos e negativos. Então a gente precisa saber lidar e ensinar como lidar”, destacou a advogada Dra. Caroline Defillippi.

“Existem softwares que também são utilizados para fazer esse monitoramento e garantir a segurança, mas não podemos substituir a nossa presença, o nosso estar com as nossas crianças e adolescentes por esses softwares. É importante estarmos sempre atentos,” ressaltou o técnico de gestão da Diretoria de Ciência e Tecnologia, José Justino da Silva Filho.

Todos os encontros da Semana “Conecta Saberes” estão disponíveis no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e podem ser acessados através do link: Youtube da Secretaria Municipal de Educação.

Sobre a Semana “Conecta Saberes”

A Semana “Conecta Saberes” se encerra nesta quinta-feira (27/10). No encontro de hoje, quem fala sobre “Educação e seus afetos” é o professor, escritor, advogado e palestrante Gabriel Chalita, ex-secretário de Educação da capital paulista, cuja fala também será transmitida ao vivo pelo Youtube.

Entre os objetivos do evento está o de mostrar a educação tecnológica na Educação Básica como prática pedagógica com abordagem interdisciplinar, o que se mostra extremamente importante na atualidade para melhorar, de forma lúdica e construtiva, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, segundo o Departamento de Ciência e Tecnologia.

“O evento terá como ideia principal utilizar a ciência e tecnologia como ferramentas de ensino e como recurso para dar praticidade à aprendizagem dos conteúdos curriculares, estimulando a criatividade, a experimentação, a criticidade, a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas a inovação dos métodos de ensino”, ressalta a diretora de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

A realização do evento atende à Lei Municipal n° 2916, de 13 de dezembro de 2013, que institui a Semana de Ciência e Tecnologia em Hortolândia, bem como a Resolução CEB/CNE nº 04/2010, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e, no artigo 14, § 2º, afirma que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) devem imprimir direção aos projetos político-pedagógicos e perpassar transversalmente a proposta curricular, o que significa dizer que a ciência e a tecnologia devem estar a serviço do conhecimento, da prática e da busca de soluções cotidianas, e não ser tratada como mera matéria específica do conhecimento.

Confira a programação de hoje:

Dia 4: Palestra “Educação e seus afetos”

Palestrante: Gabriel Chalita

Data: 27/10, quinta-feira

Hora: 18h30

Local: auditório da EMS, com transmissão pelo Youtube da Secretaria Municipal de Educação.