Após Cooperação Técnica, alunos da EJA em Hortolândia começam a ter aulas profissionalizantes no Instituto Federal Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Cerca de 60 estudantes começam a cursar Usinagem Industrial - Tornearia e Informática Básica, gratuitamente

Estudantes de duas escolas polo da EJA (Educação de Jovens e Adultos), ligadas à rede municipal de ensino, começaram, nesta segunda-feira (13/02), a ter aulas profissionalizantes no campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), na Vila São Pedro. Cerca de 60 alunos, das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, e Jd. Amanda I (CAIC), participam de dois cursos: 31 deles estão inscritos no de Informática Básica e 26, no de Usinagem - Torneiro Mecânico (18 no módulo 1 e 8 no módulo 2).

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e a instituição de ensino superior em março de 2022 e disponível neste link.

Na aula inaugural, os estudantes puderam conhecer as instalações do campus, inclusive os laboratórios voltados às atividades práticas dos cursos e o ambiente maker, informando-se ainda sobre todo o processo de tornearia e usinagem e o funcionamento de ambos os cursos.

“Estou muito feliz por esse primeiro dia. É um sonho de criança fazer parte de um curso. Não tive a oportunidade de estudar quando era pequena e agora estou retomando os estudos. Estou com 34 anos e, nessa nova etapa da minha vida, espero dar muito orgulho para minha mãe e minhas filhas. Nunca é tarde para começar, né?”, comentou Priscila Dias Moreira, moradora do Jardim Amanda I e aluna do 7º ano da Emef Jd. Amanda I (CAIC).

“Ao entrar no anfiteatro do Instituto Federal, pude ver os olhares de encantamento dos alunos sobre a volta às aulas, ainda mais quando este ‘voltar’ está repleto de possibilidades concretas de um futuro melhor. Para eles, esse primeiro dia é apenas o início de uma caminhada rumo ao conhecimento. Eles se sentem grandes, ao ver o grande ao seu redor. Não tem como não se emocionar junto, não sentir com eles. Sinto-me pertencente a esta história dos alunos da Emef Caio e CAIC. Como professora isso é muito gratificante”, afirmou a Professora Raphaela Costa Rossi.

Para a Assistente de Direção Lílian Raquel Ferreira, da Emef Jardim Amanda I (CAIC), a parceria atende aos objetivos da EJA, na busca pela qualificação profissional. “Os estudantes sentiram-se motivados pelo acesso ao ensino profissionalizante”, ressaltou ela.

“Nossa parceria para o desenvolvimento profissional dos estudantes da EJA já apontou para bons resultados. Estamos iniciando o segundo semestre da ação com pouca evasão e com a ampliação de mais uma turma. A Educação de Jovens e Adultos é de extrema relevância social e o IFSP Campus Hortolândia vai continuar construindo junto com a Prefeitura Municipal as melhores maneiras de atender a comunidade. Devemos parabenizar todos os profissionais da educação envolvidos nessa parceria, tanto do IFSP quando da Secretaria de Educação da Cidade”, afirmou a Diretora do Instituto Federal de Hortolândia, Caroline Jango.

Sobre a parceria

A parceria é válida por três anos. A Prefeitura disponibiliza transporte aos alunos participantes até o campus do IFSP. O Instituto oferta de 100 a 150 vagas para os cursos. O acordo acontece no âmbito do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ação busca oferecer formação ampliada, para a vida e para o trabalho, aos alunos da EJA no município.

O curso profissionalizante de Usinagem Industrial – Tornearia tem quatro módulos e fornece uma certificação de 200h em nível técnico. Já o curso de extensão de Informática Básica possui módulo único com 50h de duração.