Abertas inscrições para formação gratuita em Libras, promovida pela Prefeitura de Hortolândia (07/03) Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Aulas gratuitas, às quartas-feiras à noite, são voltadas a membros da comunidade que precisam se comunicar com pessoas surdas

Se você mora em Hortolândia, tem 18 anos completos e atua em alguma área em que precisa se comunicar com pessoas surdas, esta notícia é para você. A Prefeitura abriu inscrições para a formação continuada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. As aulas serão às quartas-feiras à noite, das 18h30 às 20h30, de modo presencial. Por isso, o interessado preciso verificar se tem disponibilidade para participar da formação, que é gratuita.

Há 60 vagas disponíveis para a comunidade em geral, que serão preenchidas exclusivamente através deste link. As inscrições vão até 13 março. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a formação é destinada a cursistas que não participaram de nenhuma edição oferecida anteriormente. Caso algum inscrito já tenha participado, esta será indeferida. Outra recomendação importante feita pelos organizadores é que, durante as aulas, não será permitida a presença de crianças acompanhando o cursista. Os alunos selecionados serão comunicados via e-mail pessoal até o dia 17 deste mês.

A formação de 120 h/a será realizada no CFPF  (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. O primeiro encontro dos alunos ocorrerá no dia 29 de março, no auditório do CFPF.

“A Formação em Libras é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento, de modo a contribuir para a ampliação e difusão dos conhecimentos da cultura surda, bem como elevar a qualidade da comunicação em uma sociedade cada vez mais inclusiva. O cursista terá a formação gratuita para atuar com comunicação em Libras, o que será um diferencial no mercado de trabalho: em escolas, igrejas, empresas, etc. A inclusão social da pessoa com deficiência necessita ser difundida através de pessoas altamente qualificadas e capacitadas para uma atuação adequada e coerente com a especificidade de atuação/comunicação, aqui representada pela Língua Brasileira de Sinais”, ressalta o supervisor educacional do CFPF, Aparecido Donizete Chagas de Faria.

Objetivos da Formação Continuada

O estudo da Língua Brasileira de Sinais proporcionará conhecimento básico sobre a comunicação com as pessoas surdas por meio da compreensão de suas necessidades, aspectos sociais, culturais e educacionais, permitindo integração comunicativa e inclusão escolar e na comunidade.

Compreender o desenvolvimento histórico e cultural da comunidade surda brasileira, e apresentar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais, bem como utilizar a língua de sinais como meio de comunicação entre surdos e ouvintes, estabelecendo desta forma comunicação fluente entre surdos e ouvintes.

Saiba mais sobre a Libras

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei de Libras nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Além de favorecer a inclusão social da pessoas surda, a lei também contribui para garantir os direitos dos surdos como cidadãos brasileiros.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esclarece que, ao contrário do que muitos imaginam, a língua de sinais não é simplesmente mímica ou gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas próprias, possui níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico.

Confira os dias de aula, de março a novembro de 2023: