Programa Proerd reinicia atividades na rede municipal de Hortolândia (08/03) Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

A partir de maio, programa terá versão kids para atender crianças mais novas

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, retomou as atividades em Hortolândia, neste ano, com uma novidade: a partir de maio, atenderá também outros estudantes da rede municipal de ensino. É o Proerd Kids, versão infantil do programa, que apresentará diversos temas ligados à cidadania, de forma lúdica e didática a crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, inicialmente, o Proerd Kids atenderá cerca de 190 alunos dos 3º anos, em duas unidades: as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jardim Primavera e Boa Esperança. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de solicitar ajuda em casos de emergência, mostrar a vantagem de obedecer às regras e às sinalizações de trânsito, o perigo de ingerir produtos não alimentares, a importância de observar o que acontece à sua volta, como agir quando estranhos se aproximam, como descobrir os próprios sentimentos e como controlá-los, aprendendo técnicas para reagir de maneira segura às provocações dos colegas. A proposta é oferecer a crianças desta faixa etária um formato de trabalho diferenciado e mais lúdico que o tradicionalmente trabalhado com as crianças de mais idade, adequado a alunos mais novos, explica a coordenadora pedagógica, Carla Borrego Varani.

“O projeto é um trabalho de grande importância, pois os temas trabalhados são atuais e necessários para o desenvolvimento dos nossos alunos. Agradeço mais uma vez a parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação, que pode proporcionar sempre o melhor aos nossos alunos”, ressalta Carla.

“Estamos felizes de realizar o projeto em conjunto com a Prefeitura em mais um ano e agora de forma ampliada. Vamos iniciar o projeto Proerd kids, com novos e diferentes temas que buscam não só trazer informações importantes para manter as crianças seguras, como também objetivam ajudá-las a lidar com situações do dia a dia”, afirma o Cabo Michel Henrique Hespanhol, voluntário do programa.

Conheça o Proerd

As atividades do Proerd junto aos estudantes do Ensino Fundamental recomeçaram, nesta terça-feira (07/03), em seis escolas municipais: as Emefs Armelinda Espúrio da Silva, no Chácaras Fazenda do Coelho; João Calixto da Silva, no Chácara Nova Boa Vista; Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jd. Adelaide; Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, Jd. Sumarezinho; e as Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos. Agora são atendidos cerca de 400 estudantes do quinto ano, último período do chamado ciclo inicial do Ensino Fundamental. As aulas são ministradas por dois profissionais da PM, que atuam como voluntários, os cabos Michel Henrique Hespanhol e Thamara Cristina Serpa Ribeiro. As aulas acontecem uma vez por semana, ao longo de um semestre em cada escola.

Às crianças dos quintos anos, o Proerd busca ensinar noções da Teoria Socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias decisões. A ideia é gerar escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.

A parceria atende ao artigo 53 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8069/1990, que diz que “é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas”. Também está alinhada ao que prescreve o artigo 12 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) 9394/96, no inciso XI, que afirma a importância de “promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependências de drogas”.

Segundo a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em 2022 o Programa Proerd formou cerca de 581 alunos em sete escolas da rede municipal de educação de Hortolândia. Todas as turmas que participaram das aulas ganharam formaturas que incluíram falas de autoridades, juramento, apresentações diversas feitas pelos alunos e presentes sorteados entre os participantes.

Confira alguns temas que serão abordados no Proerd kids:

1. Quem você pode chamar no caso de uma emergência?

2. Por que é mais seguro obedecer à sinalização de trânsito?

3. Como podemos saber o que é seguro tocar, provar, cheirar ou comer?

4. Por que é importante saber o que está acontecendo à sua volta?

5. O que você deve fazer quando alguém desconhecido fala com você?

6. O que você está sentindo?

7. O que você deve fazer quando está com raiva?

8. O que devemos fazer quando vemos ou ouvimos comportamentos que causam mal a alguém?