Nova temporada do quadro “Saber à Mesa” estreia nesta quarta-feira (12/04) Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Episódios da terceira temporada, quinzenais, serão publicados às quartas-feiras, a partir das 18h, no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube

Já pensou em experimentar um “Hambúrguer de grão de bico”, um “Cuscuz de legumes” ou uma “Esfirra doce com frutas” feita na sua própria casa? Estas e outras receitas nutritivas e saborosas, de alimentação acessível e equilibrada, estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Hortolândia, dentro do Portal da Educação. Elas fazem parte do quadro “Saber à Mesa”, que chega à terceira temporada nesta quarta-feira (12/04), às 18h.

A ação é fruto do trabalho do Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e também pode ser conferido no canal da secretaria no Youtube. Cada vídeo traz o passo a passo de receitas deliciosas, fáceis, preparadas com ingredientes de baixo custo e pensadas para uma alimentação mais saudável. Os episódios são gravados na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo, espaço que também promove atividades de educação alimentar e oficinas de geração de renda abertas ao público.

Receitas gostosas e de baixo custo

O projeto surgiu em julho de 2021, data da postagem do primeiro vídeo, para promover educação alimentar, por meio da preparação de receitas saudáveis, fáceis e de baixo custo. Nelas, a equipe utiliza alguns dos ingredientes que as crianças encontram na própria alimentação escolar servida aos alunos da rede municipal de educação. Elaborados pelos profissionais de Nutrição do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional,  Marlon Zanardi e Aline Costa, os vídeos ganharam destaque no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia trazendo, além de pratos novos e populares, receitas especiais de Páscoa, Festa Junina e Natal.

“O projeto Saber à Mesa nasce dentro do escopo do Território dos Saberes, que é a marca da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e vem para trazer práticas culinárias que, além de saudáveis, são diferenciadas. O uso não convencional de vários ingredientes, por exemplo, as receitas são formuladas para que você pense e outras formas de utilizar o mesmo alimento, aproveitando toda a sua característica nutricional, tirando o seu melhor e, para além disso, agregando sabor”, destaca Alessandra Sarto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar.

Além de promover a cultura da alimentação saudável, na escolha dos ingredientes e preparação das receitas, o conteúdo também visa estimular o aproveitamento integral dos alimentos e práticas de segurança alimentar. No acervo disponibilizado ao público nas temporadas anteriores há receitas de “Hambúrguer de Grão de Bico”, “Curau de Abóbora” e “Bolo de Cacau com Abobrinha”. Segundo o Departamento de Segurança Alimentar, estas são alternativas saudáveis às versões tradicionais das receitas, trazendo também conteúdo informativo sobre as informações nutricionais dos ingredientes.