Profissionais de Educação participam de formação sobre afetividade na educação Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Evento transmitido ao vivo pela internet aconteceu nesta quinta-feira (20/04)

Mais de dois mil profissionais da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram, nesta quinta-feira (20/04), da formação “As Contribuições da afetividade para a educação: eu, você e nós”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O tema foi abordado pela psicóloga Ana Maria Falcão de Aragão, Professora Titular da Faculdade de Educação e membro do Instituto de Estudos Avançados (IDEA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento foi transmitido ao vivo, como webinário, pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube.

A formação continuada faz parte das reflexões propostas pelo documento "Integra Saberes”, Currículo Municipal da Educação e também tem como objetivo promover o diálogo sobre o momento e os desafios recentes da educação brasileira. A abertura do evento foi realizada pelo diretor de Ensino Fundamental e Educação Integral, José Luís Menegoro.

“É sempre tempo de aprendizado e a escola é lugar de educação, mas também de afetos. Trazemos esse tema para falar de afetos e amor. Somente pelo afeto é que podemos falar com os nossos estudantes sobre esse momento que todos estão vivendo. Os nossos professores são mestres do amor e a pandemia nos mostrou isso. Enquanto muitos estavam desinteressados, viajando, os nossos profissionais estavam trabalhando dia após dia nas nossas escolas, atendendo estudantes e trazendo amor”, destacou o diretor.

A psicóloga iniciou a palestra apresentando aos participantes a história infantil “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, do autor Mem Fox, que fala sobre memória e a amizade improvável que surge entre um menino e uma jovem senhora. Em seguida, fez uma dinâmica sobre as relações de afetividade e educação com os profissionais, por meio do chat do evento.

Ao enfocar o tema proposto, Ana Maria Falcão de Aragão abordou os conceitos de escuta e acolhimento. A psicóloga destacou a importância de compreender e levar os conceitos não só para a rotina das salas de aula, como também ampliar a discussão para toda a comunidade escolar. Falou sobre autoconhecimento como necessário para o autocuidado, deu dicas aos profissionais sobre como identificar sinais de alerta de estudantes que precisam de maior acolhimento e sobre como promover um ambiente saudável, fortalecendo as relações interpessoais com apoio, diálogo, empatia e cooperação.

“Nós pertencemos à escola e precisamos fazer nossos alunos se sentirem pertencentes. Temos que nos lembrar das nossas memórias da escola. Das conchas, marionetes, a medalha, a bola de futebol. Não podemos desanimar e perder de vista tudo isso. A sociedade e os nossos alunos precisam de nós”, ressaltou ela.

Ao final do encontro, a convidada apresentou o vídeo de um grupo de coral formado por estudantes de Salvador do Sul (RS), o Coral Jovem Cant’ Arte, apresentando a música “Pausa” da artista brasileira Vicka e agradeceu a participação de todos os presentes na formação.

“Educar é um ato de coragem e afeto. A palestra foi muito importante neste momento. Existem muitas formas de ler o mundo, o amor é uma delas”, comentou a professora da EJA, Carla Magalhães, que participou do evento.