Tecnologia ajuda estudantes municipais de Hortolândia a conhecer rios que abastecem a região Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Oficina de educação ambiental foi realizada em parceria com o Comitê de Bacias PCJ

Crianças que estudam na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, no Jardim Sumarezinho, agora conhecem mais “de perto” os cursos de água que abastecem a região em que está localizada Hortolândia. Nesta terça e quarta-feira (25 e 26.04), 424 alunos do 2º ao 5º ano utilizaram tecnologia para uma aula diferente de educação ambiental. A ação aconteceu no âmbito do Projeto PCJ Virtual, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura e o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).

A oficina para a compreensão dos conceitos sobre as bacias hidrográficas foi desenvolvida pela coordenadora do Projeto, a engenheira ambiental Vanessa Ascencio Guedes de Azevedo. A atividade partiu da realidade local, o Ribeirão Jacuba, afluente do Ribeirão Quilombo e primeiro afluente do Rio Piracicaba.

Na oficina, as crianças montaram um protótipo de óculos de realidade virtual 3D, que levaram para casa para jogar com a família e acessar o jogo virtual educomunicativo via QR Code sobre a Bacia Hidrográfica do PCJ, levando os conhecimentos aprendidos para toda a comunidade escolar. Após a oficina, vivenciaram o jogo com óculos de realidade virtual e tiveram acesso a um vídeo que demonstra o curso dos rios da Bacia Hidrográfica.

A vivência durante a oficina mobilizou os participantes. "O projeto desenvolvido foi muito interessante. As meninas foram em sala de aula, desenharam a bacia hidrográfica, explicaram e apresentaram o projeto para as crianças. Para eles, é mais interessante ver e brincar. Assim, compreendem melhor o projeto”, afirma a professora do 5° ano D, Daiane Gomes Sanches.

“O projeto é muito interessante, pois sua tecnologia e os óculos virtuais são um ponto positivo quando se trata de despertar o interesse dos alunos para um tema tão importante. De forma divertida, o projeto leva as crianças para uma aventura sobre um lote nas bacias hidrográficas, trazendo de maneira lúdica a conscientização da preservação dos nossos rios”, complementa a também professora Gisele Giampietro Bergo, do 4° ano A.

Maybe Letícia Lordano, professora que acompanha as atividades de Educação Ambiental na Educação, explica como a oficina trabalha o tema no ambiente escolar. “Esta importante atividade busca a conscientização em torno da proteção dos mananciais. As crianças embarcam em uma viagem virtual, passando por uma descida de bote, pelos principais pontos da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A atividade foi contextualizada na oficina, partindo da realidade local, desenvolvendo o olhar para nossos rios e a necessidade de preservação dos recursos hídricos, alinhada à tecnologia, que desperta ainda mais o interesse das crianças. Buscaremos estender essa vivência para as escolas da rede municipal, de acordo com faixa etária adequada”, informa Maybe.

Segundo ela, que é a professora de referência no tema no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, a atividade está alinhada com o Programa de Educação Ambiental Gota D'água, desenvolvido anualmente na rede municipal, em todas as modalidades de ensino, em parceria com o Consórcio PCJ e que terá início na próxima semana.