Estudantes de Hortolândia recebem uniformes de inverno Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Prefeito participou, nesta quinta-feira (27/04), no Jd. São Sebastião, de segundo evento de entrega de kits pela Prefeitura

Estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia já recebem os kits de uniformes de inverno, produzidos pela Prefeitura. Nesta quinta-feira (27/04), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes esteve na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Patrícia Maria Capelato Basso, no Jd. São Sebastião, para dar início à entrega de agasalhos e calças aos 666 alunos matriculados nesta unidade escolar.

A cerimônia de entrega, com a presença das autoridades, foi um momento de festa na escola. “Eu gostei muito do uniforme. Ele é bem confortável e bonito. Também é muito importante para sempre saber quem estuda aqui. Porque, se nenhuma criança tivesse uniforme, quem ia garantir que elas estudam aqui mesmo, né? Que estão matriculadas na escola?”, questiona o estudante do 5° D, Tadeu Vinicius Coutinho, de 10 anos.

“Para além da identificação, que é uma questão que reforçamos sempre como essencial para a segurança das crianças, o uniforme promove a igualdade entre todos eles. E é legal perceber que, nos dias que se seguem à entrega, eles usam mesmo, entendem e sabem que é importante, né? Eles gostam e se cobram entre eles mesmos por estarem de uniforme", comenta a professora do projeto integral Beatriz Borges, ex-estudante da escola.

“A entrega antecipada dos uniformes esse ano foi muito importante, pois temos muitas famílias em situação de vulnerabilidade e muitas vezes elas não têm dinheiro para comprar agasalho. Então, além de trazer a identificação e maior segurança para as famílias, os uniformes também representam a economia”, afirma a diretora da Emef Patrícia, Sandra Lopes Padilha David.

Esta é a segunda cerimônia oficial de entrega de kits de inverno, neste ano. A distribuição começou, na terça-feira (25/04), pela Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara do Lago I. O terceiro evento de entrega simbólica será nesta sexta-feira (28/04), na Emei Santa Emília, no Jd. Santa Emília.

A realização dos eventos oficiais marca o início da entrega aos estudantes das 52 mil peças produzidas pela Administração Municipal. As ações simbólicas acontecem cerca de dois meses após a entrega dos uniformes de verão e dos materiais escolares aos 26 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na ocasião, foram distribuídas 78 mil peças de roupa (duas camisetas e uma bermuda por aluno) e 26 mil mochilas com materiais, organizadas de modo a atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária.

Agora, cada aluno receberá um agasalho e uma calça comprida. Cada escola entrará em contato com os pais e responsáveis pelo estudante para informar o cronograma de distribuição dos kits de inverno.

A produção dos uniformes escolares acontece por meio de um projeto social, o Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo. As peças são confeccionadas por bolsistas no CQP II (Centro de Qualificação Profissional). O espaço oferece formação gratuita em Costura Industrial a moradores em situação de vulnerabilidade social, a fim de capacitá-los para atuar no mercado de trabalho.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, todos os kits de inverno já estão nas 60 unidades escolares. Para retirar as peças, os pais e responsáveis devem aguardar as orientações das escolas que seguem cronograma próprio de entrega.

Além de oferecer mais segurança aos estudantes e valorizar a autoestima da criança, a entrega dos kits de uniformes contribui para a economia das famílias, uma vez que elas se despreocupam da compra dos itens básicos.

“A entrega de uniformes no tempo certo garante, para a criança e para a família, comodidade; para a escola, é de suma importância por questões de proteção, segurança e aprendizagem. Fizemos no início do ano letivo a distribuição de uniformes de verão e agora as vestimentas de inverno para todos os nossos estudantes. Com gestão e planejamento, a Educação de Hortolândia prossegue sempre em rumo a qualidade e inovação”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.