Formação gratuita foca na geração de renda em Hortolândia Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Aulas de culinária ministradas na Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura, encerraram-se nesta quarta-feira (03/05)

Cerca de 30 pessoas participaram, nesta quarta-feira (03/05), da última aula da formação em Alimentos, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, na Cozinha Escola Comunitária, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia localizado no Jd. Novo Ângulo. Ministradas pela nutricionista Érica Guerrero, do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), as aulas focaram na geração de renda. A ação aconteceu graças à parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Iniciada em 17 de abril, a formação contou com dois módulos – “Bolos Caseiros” e “Produtos de Confeitaria para Cafeterias”, com aulas ao longo de três semanas, tanto no período da manhã quanto no da tarde. As aprendizes são beneficiárias das entidades cadastradas no programa Banco de Alimentos, no Fundo Social de Solidariedade e nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social).

Moradora do Jardim Villagio Ghiraldelli, Gabriela Teixeira Palu, de 27 anos, participou do módulo sobre “Produtos de confeitaria para cafeterias”. "Tem receitas que já sei, mas bastante coisa é novidade. Eu já vendo doces e as aulas desse curso vão me ajudar a melhorar as minhas técnicas, cálculos das receitas e precificação dos meus produtos. Com os cálculos que aprendi aqui, consigo atender minhas demandas do dia a dia conforme o que o cliente me pede. O local do curso é bem amplo, uma cozinha profissional mesmo", afirmou a aprendiz.

"Achei os dois módulos muito bons. Hoje em dia eu faço receitas em casa para a minha família porque gosto. Tanto a parte teórica como a parte prática vão me ajudar muito, se eu precisar trabalhar nessa área", afirmou Marilene dos Santos, 58 anos, moradora do Parque Perón, que participou dos dois módulos do curso.

A Cozinha Escola Comunitária integra o Departamento de Segurança Alimentar. Periodicamente, o espaço busca oportunizar oficinas e cursos com foco no aprendizado de receitas, inclusive para auxiliar a aumentar a renda das famílias. Os participantes receberam certificados de 16 horas no primeiro módulo (“Bolos Caseiros”) e 20 horas no segundo módulo (“Produtos de Confeitaria para Cafeterias”).

"A parceria com Senai é muito importante, pois oferece para o nosso público a capacitação e o aprimoramento de técnicas que oportunizam não apenas a qualificação, como a geração de renda”, ressalta a diretora do departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.