Webinário da Prefeitura aborda nova etapa do projeto “Escola- Outra”, realizado em cooperação com a UFSCar Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Evento online, com transmissão pelo YouTube, será nesta segunda-feira (08/05), às 19h

A Prefeitura de Hortolândia promoverá, nesta segunda-feira (08/05), às 19h, o webinário “Escola Outra, uma Cultura de Paz”. O encontro remoto, organizado pelo Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, terá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube. O evento marca a abertura do projeto em 2023, como fases 1 e 3, com uma novidade: a ampliação do projeto-piloto para mais cinco escolas da rede municipal de educação.

O webinário online é voltado a profissionais da educação que atuam no município, em especial aos que trabalham nas escolas participantes do projeto-piloto, mas poderá ser assistido pela comunidade em geral, ficando disponível na plataforma Youtube. Não é necessário se inscrever previamente para participar.

A abertura será feita pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. O tema de reflexão será abordado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição pública de ensino superior, com a qual a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, assinou Termo de Cooperação. O convidado é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, no curso de Mestrado e Doutorado, atuando na linha de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade. É também coordenador geral do projeto Escola-Outra em Hortolândia.

Ampliação do Projeto

De acordo com Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, além das duas escolas que já participam do projeto-piloto de intervenção pedagógica, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Sebastião II e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, no Jd. Campos Verdes, este ano, novas unidades aderiram ao Projeto Escola-Outra. São elas a Emei Carlos Vilela, no Jd. Nossa Senhora de Fátima; as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Amanda III, no Jd. Amanda I, e Luiza Vitória Oliveira Cruz, no Parque Orestes Ôngaro; além das Emefs Samuel da Silva Mendonça, no Jd. Nova Europa, e Salvador Zacharias P. Junior, no Jd. Novo  ngulo.

A cooperação entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar na área da Educação, por meio do projeto “Uma Escola-Outra”, começou em abril de 2020 com o objetivo de promover uma formação continuada ímpar, aos profissionais da rede municipal de Educação. O projeto atua no município em quatro frentes: formação continuada, por meio do curso de Pós-Graduação "Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e projeto-piloto de intervenção pedagógica em sete escolas municipais. A quarta frente é o projeto de pesquisa, no qual profissionais da rede, professores e pós-graduandos da UFSCar, transformam as atividades desenvolvidas nas três frentes anteriores em artigos de pesquisa.

“Para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e o Centro de Formação dos Profissionais em Educação ‘Paulo Freire’, o conhecimento profissional docente jamais deve tornar-se obsoleto de seu tempo histórico, social e educacional. Neste sentido, os conhecimentos e os saberes construídos e constituídos no locus formativo devem ressignificar e contextualizar o olhar para a realidade histórica e social em tempos e espaços de constante transformação, considerando as demandas e exigências educacionais-sociais contemporâneas. A práxis profissional docente necessita transformar-se em consonância com o presente, como instrumento oportuno para ressignificar o pensamento, a formação humana e as práticas sociais na perspectiva da construção permanente da profissão, no qual preceituam novos paradigmas de conhecimento,” ressalta o supervisor educacional, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.