Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é tema de palestra nesta terça (09/05) Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Evento abre o “Hortolândia Protege”, programação que busca fortalecer a rede de proteção ao público infantojuvenil na cidade

Começa, a partir desta terça-feira (09/05), o “Hortolândia Protege - Minha Rede de Proteção”, uma série de eventos ligados ao projeto e alinhados com a campanha “Maio Laranja”, de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação especial, que integra o calendário oficial de aniversário de 32 anos da cidade, é promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio da Prefeitura, por meio da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências, que reúne servidores de diversas secretarias municipais.

A primeira ação é a palestra, às 19h, sobre o “Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”, com a Profª Ms. Carolina Defilippi, que já esteve no município antes, proferindo palestras sobre “Perigos online: como proteger nossas crianças?” e “Nativos digitais: educando imigrantes digitais”. O evento, aberto ao público, será na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. Não há necessidade de fazer inscrição previamente.

Entre os dias 16 a 18 deste mês, no Shopping Hortolândia, a programação também terá exposição de desenhos e produções artísticas feitas por crianças das escolas municipais e de Oscs (organizações da sociedade civil) locais. A mostra acontecerá das 10h às 20h30, incluindo também contação de história, roda de conversa e exibição de vídeos e músicas sobre o tema (veja abaixo).

O projeto está alinhado com o Plano Municipal Decenal de enfrentamento as violências e a Campanha “Faça Bonito”, anualmente realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil. O 18 de maio é considerado o “Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil”, em todo o Brasil. A data foi instituída pelo projeto de lei 9970/2000. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, “a escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.”

"O dia 18 de Maio é uma data de luta, conscientização, mobilização e engajamento de toda a sociedade civil  contra a violência sexual a crianças e adolescentes  no Brasil. Além de lembrarmos de todas as crianças e os adolescentes vítimas de violência sexual, também queremos dar voz a milhares de meninas e meninos que sofrem diariamente violências. Esse mês é para sensibilizar, mobilizar e convocar todos para a defesa dos nossos pequenos. Por isso, em Hortolândia ,cada vez mais, através do envolvimento da rede de proteção, estamos no caminho certo, construindo políticas públicas dignas e necessárias", afirma presidente da  Comissão Intersetorial de Monitoramento do plano de enfrentamento às violências à criança e ao adolescente, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

Hortolândia criou em setembro de 2021, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”. Desde então, a Prefeitura tem realizado formações sobre o tema, voltadas ao funcionalismo público e também à sociedade civil.

SERVIÇO:

“Hortolândia Protege - Minha Rede de Proteção”

Palestra “Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”, com a Profª Ms. Carolina Defilippi,

Data: terça-feira (09/05)

Hora: às 19h

Local: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, na Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, no Remanso Campineiro

Exposição e atividades culturais

Local: Shopping Hortolândia, na Rua José Camilo de Camargo, 05, Remanso Campineiro

Data 1: terça-feira (16/05)

Hora:

10h às 20h30 - Exposição de desenhos e produções artísticas feitas por crianças das escolas municipais e de Oscs (organizações da sociedade civil) de Hortolândia

12h30 - contação de história, e produção artística