Prefeitura realiza ações de educação para o trânsito voltadas a crianças de Hortolândia Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

As atividades, em parceria com a Honda, fazem parte da campanha "Maio Amarelo"

Aproximadamente 360 crianças que estudam na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Villagio Ghiraldelli participaram, nesta terça-feira (09/05), da primeira oficina de cidadania e educação para o trânsito do Programa "Clubinho Honda", promovido pela montadora em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. A ação, que beneficiará estudantes de 12 escolas municipais (veja abaixo), integra as atividades da campanha "Maio Amarelo", mês de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as oficinas contam com atividades de sensibilização, como o Cineminha Honda, discussão e roda de conversa sobre comportamentos seguros no trânsito, brincadeiras, jogos de memória e distribuição de livreto com atividades sobre a temática para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Iniciada neste mês, a ação seguirá um cronograma para atender outras onze unidades da rede municipal de educação até setembro. São elas: Emef Viva Mais, no Jd. Santa Clara do Lago; Emeb Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos; Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro; Emefs Profª Maria Célia Cabral Amaral, Jd. Amanda (Caic), Dona Ana José Bodini Januário e Renato da Costa Lima, no Jd. Amanda; Emef Salvador Zacarias Pereira Junior, no Jd. Novo Ângulo; Emef Profa Patrícia Maria Capelato Basso, no São Sebastião; Emef Jd. Boa Esperança José Roque de Moura e CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, no Pq Santo André.

De acordo com a coordenadora pedagógica Carla Borrego Varani, responsável pelo projeto junto à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ao todo, serão 110 turmas participantes e cerca de 6.417 estudantes beneficiados pela ação.

Carla explica que após a apresentação do vídeo educativo sobre a temática, acontece uma discussão que proporciona um espaço de reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito a partir do "cineminha". Depois, é proposta a brincadeira do Jogo da memória para ampliação de repertório e retenção do conhecimento. Também é distribuído livreto com atividades sobre a temática e, então, acontece a reflexão final sobre como a cidadania pode colaborar para um trânsito mais seguro.

“Foi muito legal. Gostei bastante. A gente aprendeu várias coisas legais sobre o trânsito. Algumas coisas que a gente fazia antes e não dava muita importância tem que dar mais importância agora, tipo dirigir com o celular no carro. Não pode!! Teve umas brincadeiras bem legais", afirmou Leonardo do Nascimento Miranda, estudante do 5°C da Emef Villagio Ghiraldelli.

“Achei muito interessante, pois além de tratar de um tema que é vivenciado diariamente, também enfocou um assunto que já está sendo abordado em nossos projetos, agregando valor e conhecimento. Os monitores foram dinâmicos, utilizaram uma metodologia divertida, trazendo muitas informações interessantes com jogos interativos, envolvendo todos os alunos", destacou a professora Angela Audrey de Araújo, do 4o ano.

Maio Amarelo

O “Maio Amarelo” é uma campanha internacional realizada anualmente para conscientizar as pessoas e, deste modo, evitar acidentes de trânsito. Idealizada e coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a iniciativa é abraçada pelo Poder Público e parceiros da iniciativa privada. Neste ano, o tema da campanha é “No trânsito, escolha a vida”.

Confira as escolas onde haverá o programa "Clubinho Honda":

MAIO

Emef Villagio Ghiraldelli

Emef Viva Mais

Emeb Richard c. Naumann

JUNHO

Emef Marleciene P. P. Bonfim

Emef Maria Célia C. Do Amaral

Emef Salvador Zacharias Pereira Jr.

AGOSTO

Emef Patrícia Capelato Basso