2º Literalendo é neste domingo (28/05) Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Dupla musical “Palavra Cantada” apresentará grandes sucessos no evento literário da Prefeitura de Hortolândia

Domingo (28/05) é dia de festa em Hortolândia. É dia do 2º Literalendo, evento literário gratuito, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A festa, aberta ao público em geral, enfoca o tema “Por uma alfabetização de bons sentimentos” e faz parte da programação de aniversário pelos  32 anos de emancipação  política do município.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as manifestações artísticas e culturais começam a partir das 11h. Um dos destaques do palco principal será o show “Vem Cantar com a Gente”, do grupo “Palavra Cantada”, formado em 1994 e muito conhecido no meio escolar brasileiro. A dupla musical paulista, formada pelos músicos Paulo Tatit (composição, baixo, violão, guitarra e voz) e Sandra Peres (composição, piano, teclados e voz), promete encantar o público, num show inesquecível, fazendo toda a família dançar ao som de sucessos como Tchibum da cabeça ao Bumbum, Menina Moleca, Sopa, Pé com Pé, Fome Come, Pomar, Ora Bolas, Ciranda e Criança não Trabalha, entre outros.

Além do show, haverá outras apresentações musicais, contação de histórias, exposição de máscaras africanas e distribuição de livros para os 26 mil estudantes da rede municipal de ensino. Na praça de alimentação, serão vendidas bebidas e comidas, bem como artigos feitos à mão confeccionados por membros do EcoSol (Programa de Economia Solidária) da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Em 2022, na primeira edição, o  Literalendo  levou cerca de 25 mil pessoas ao Parque Dorothy.

Campanha do Agasalho

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, vai mobilizar toda a comunidade escolar em prol da campanha de agasalho. Durante o Literalendo, os participantes poderão doar, nos pontos de coleta distribuídos no parque, blusas, agasalhos e cobertores em bom estado. As doações serão direcionadas às pessoas assistidas em entidades não governamentais e unidades de atendimento público da Prefeitura.

Incentivo à leitura

Para incentivar a leitura entre os moradores da cidade, sobretudo entre os estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura promove também o 13º Hortolendo. O evento acontece, nesta sexta-feira (26/05), nas 60 escolas municipais e nas 40 particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche, tendo como foco a comunidade escolar (crianças, jovens, adultos estudantes, familiares e profissionais da educação) . Neste ano, a tradicional festa literária enfoca “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de aprendizagem, convivência e humanização”. Cada unidade escolar tem programação própria, que inclui ações lúdicas como contação de histórias, cantinhos de leitura, exibição de pinturas e desenhos, apresentações musicais e teatrais, dentre outras atividades artístico-culturais.

Confira as atrações do 2º Literalendo:

• 11h - Banda Municipal / Quinteto da Secretaria de Cultura + Abertura Oficial

• 11h45 - Contação de histórias - Palhaço Zé Minhoca

• 12h15 - Apresentação das escolas e contação de história com Solange Cachimiro, supervisora ​​​​​​​​educacional da Secretaria de Educação e Hugo Maciel, coordenador pedagógico da Emef Jd. Amanda (CAIC)

• 13h - Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história Marina Costa, de Indaiatuba, no quiosque da exposição “Máscaras africanas: arte, cultura e ancestralidade”.

• 13h40 – Apresentação da dupla Zé Victor e João

• 14h20 - Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história marina costa, de Indaiatuba

• 15h - Apresentação de Renan Inquérito, com o show “Abrakbça”.

• 16h – Show da dupla “Palavra Cantada”