Avança obra em quadra poliesportiva da Emef Tarsila do Amaral Destaque

• Escrito por  Núcleo de Comunicação

Na Emef Jardim Boa Esperança José Roque de Moura, intervenção na quadra abençoada após troca do telhado da unidade

A reforma na quadra poliesportiva da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral, no Jd. Amanda, já começou e se concentrou, nesta etapa, na construção da base das arquibancadas, dos vestiários e bebedouros. Agora, é levantada a alvenaria da arquibancada. Após isso, haverá a colocação da estrutura metálica que dará sustentação à cobertura. A expectativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a obra esteja concluída até o final de julho.

Segundo a diretora Aurineide Silva de Gouveia, a obra na quadra realiza um sonho antigo da comunidade escolar, possibilidade abrindo para a realização de mais atividades em torno da escola.

“A reforma da quadra é muito importante não só para nós da escola, mas principalmente para toda a comunidade escolar, tendo em vista que a Emef Tarsila é uma escola referência aqui na região. Com a construção da quadra se abre para a escola um leque de inúmeras possibilidades para a prática das aulas de educação física, além de outras atividades com a própria comunidade escolar”, ressalta Aurineide.

Outra escola em reforma, atualmente, é a Emef Jardim Boa Esperança José Roque de Moura, que já recebeu nova cobertura predial, com instalação de forro, telhas, calhas e novos coletores. De acordo com o Setor de Manutenção Escolar, a unidade está com cerca de 80% das obras concluídas. Após a troca de todo o forro da unidade escolar, encorajou a intervenção na quadra esportiva com fechamento do muro que liga a quadra ao espaço livre de uso da comunidade ao lado. Além da construção do muro, também será realizada a adaptação de um banheiro na quadra poliesportiva para o uso dos estudantes.

“Estamos muito felizes. A troca da cobertura predial garante não apenas maior segurança para os nossos estudantes, como também é uma forma de melhor atendê-los. A comunidade também já está na expectativa para as próximas reformas, com a melhoria nos demais espaços da escola", destacou Edina Lino da Silva Brito, diretora da Emef Jd. Boa Esperança José Roque de Moura.

As obras são realizadas pela Prefeitura, graças à contratação, via licitação, de empresa especializada para executar as reformas nas unidades escolares. A medida ajuda a ampliar as ações e agilizar os serviços prestados pela Manutenção Escolar.

O objetivo é garantir a melhoria dos espaços e o atendimento à comunidade escolar, beneficiando cerca de 1.250 alunos do Ensino Fundamental nas duas unidades. A reforma viabilizará a infraestrutura adequada para as práticas e atividades de educação física.

Manutenção e reformas das escolas

Em 2022, 12 unidades escolares tiveram intervenções abrangentes na estrutura, feitas por empresas contratadas pela Prefeitura de Hortolândia. A ação beneficiou diretamente 6.498 alunos, além dos profissionais da Educação. São elas como Emefs Dona Ana José Bodini Januário, Tarsila do Amaral, Caio Fernando Gomes Pereira, Professora Helena Futava Takahashi, Marleciene Priscila Presta Bonfim, Salvador Zacharias Pereira Júnior, Professora Maria Célia Cabral Amaral, Dayla Cristina Souza de Amorim e João Carlos do Amaral Soares; e como Emeis: Carlos Vilela, José Natalino Fonseca, Professora Rosimar Bertão Gomes. Além disso, a Emef Fernanda Grazielle Resende Covre teve toda a sua área externa e interna pintada.

Entre as ações promovidas nas escolas citadas, houve renovação de playgrounds, troca de pisos, implantação de piso tátil, reforma de quiosques, pinturas das unidades, reforma de paredes, reforma de quadras, substituição de portas e ventiladores, entre  outras .