Escolas de Hortolândia passam por manutenções durante recesso escolar Destaque

Ação da Prefeitura beneficia quatro escolas, em julho

Para garantir a melhoria dos espaços e o atendimento à comunidade escolar, quatro escolas da rede municipal de Hortolândia passam por manutenção e intervenções, neste mês de julho. As obras são realizadas pela Prefeitura graças à contratação, via licitação, de empresa especializada para executar as intervenções de manutenção nas unidades escolares. A medida da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ajuda a ampliar as ações e agilizar os serviços prestados pela Manutenção Escolar. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 980 crianças e estudantes dessas unidades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Entre as unidades beneficiadas está a EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profª Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro. A unidade passa por manutenção geral, com intervenções no pátio e refeitório, troca de piso, adaptação para rampas de acessibilidade na entrada e fechamento do muro no entorno da escola. Após essa primeira fase, será realizada a intervenção na cozinha e lavanderia da unidade escolar. Outras unidades que receberam intervenções, neste período, foram a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Novo Cambuí e a EMEIEF Jd. Santa Esmeralda. As duas unidades escolares tiveram intervenções abrangentes na estrutura do muro no entorno das escolas, garantindo maior segurança para a comunidade escolar. Já na EMEI Antonieta Claudine de Oliveira Fuzaro Catuzzo, localizada na Chácaras Acaraí, a equipe realiza a manutenção do forro e telhado da cozinha para melhorar a ventilação e a iluminação natural do espaço

Para o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, as ações de manutenção escolar são prioridades na gestão da pasta. “Acreditamos que os reparos realizados nas unidades escolares possam melhorar a convivência de toda comunidade escolar e contribuir para a qualidade do ensino”, enfatiza.

Manutenção e intervenção nas escolas

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a Prefeitura prorrogou por mais um ano a contratação da empresa especializada em intervenção e manutenção escolar. A expectativa com a prorrogação do contrato é que todas as 60 unidades escolares sejam atendidas dentro deste período.

No ano de 2022, ao todo, 12 unidades escolares tiveram intervenções abrangentes na estrutura feitas pela empresa. A ação beneficiou diretamente 6.498 alunos, além dos profissionais da Educação da rede municipal. São elas as EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Dona Ana José Bodini Januário, Tarsila do Amaral, Caio Fernando Gomes Pereira, Profª Helena Futava Takahashi, Marleciene Priscila Presta Bonfim, Salvador Zacharias Pereira Júnior, Profª Maria Célia Cabral Amaral, Dayla Cristina Souza de Amorim e a João Carlos do Amaral Soares. Também foram beneficiadas as EMEIs Carlos Vilela, José Natalino Fonseca e Profª Rosimar Bertão Gomes. Além disso, a EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre teve toda a sua área externa e interna pintada.

Entre as ações promovidas nas escolas citadas, houve renovação de playgrounds, troca de pisos, implantação de piso tátil, reforma de quiosques, pinturas das unidades, reforma de paredes, reforma de quadras, substituição de portas e ventiladores, entre outras intervenções.