"Ateliês Biográficos" é tema de formação promovida pela Prefeitura Destaque

Formação em cooperação com a UFSCar reuniu profissionais da rede municipal de Educação de Hortolândia

Profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participam, até o final de setembro, de formação gratuita sobre “Ateliês Biográficos”, promovida pela Prefeitura. A ação acontece por meio de cooperação com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), no âmbito do projeto “Escola-Outra”, e, de acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, visa proporcionar formação continuada focada na educação para a vida e o trabalho.

A aula inicial aconteceu presencialmente no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, nesta sexta-feira (04/08), e reuniu 27 coordenadores pedagógicos do CFPF. A formação está sendo conduzida pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, da UFSCar, e pelo Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes de Onófrio, com a colaboração do Designer Instrucional MOODLE, Prof. Esp. Antonio Carlos Lepri Junior, e a Supervisora Educacional do Centro de Formação, Fabiana Rodrigues, profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

As aulas acontecem em formato híbrido, com parte do conteúdo sendo ministrado online, através do AVA-Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e parte presencialmente, no Centro de Formação, no Remanso Campineiro.

No primeiro encontro, houve uma introdução ao MOODLE, compreendendo os recursos da plataforma e o funcionamento. Nas aulas seguintes, os profissionais receberão conteúdo teórico acerca dos princípios da relação com o saber. Também estudarão os procedimentos de formação realizados nos Ateliês Biográficos de Projeto, com base na obra "Biografia e Educação: Figuras do indivíduo-projeto". A ideia é proporcionar uma formação que leve em conta as experiências pessoais dos profissionais, tornando-as mais úteis e aplicáveis em suas práticas educacionais.

Ao concluir a formação, os participantes receberão um certificado de 30 horas oferecido pela UFSCar.

“A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da cidade de Hortolândia concebe a formação continuada como elemento primordial da profissionalização docente. Por este motivo busca ampliar parcerias cujo objetivo seja promover possibilidades de ampliação e transformação nos contextos das práticas docentes e formativas.

É preciso compreender que a educação é uma ciência dinâmica, portanto, transforma-se cotidianamente, principalmente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. O mundo muda, as pessoas mudam, a carreira muda, as crianças/estudantes mudam. Nessas transformações, é importante que docentes e discentes percebam e acompanhem cada tempo e espaço, de modo a  renovar saberes e conhecimentos acerca do mundo e do contexto inserido, bem como das  relações e práticas pedagógicas que o envolve.

A formação continuada promove aperfeiçoamento de estratégias, metodologias e potencializa instrumentos e reflexões capazes de oferecer qualidade no ensino e na aprendizagem.

A intencionalidade na parceria desta SMECT junto a UFSCar - Universidade de São Carlos com a formação da Equipe Pedagógica do CFPE Paulo Freire, por intermédio do curso de extensão - Ateliê Biográfico de Projetos, promove a reflexão do próprio percurso formativo pela metodologia das narrativas, ou seja, compreender a multiplicidade de fatores que envolve e constitui a identidade pedagógica e sua historicidade são elementos importantes para a compreensão da ação pedagógica em diversos e imprescíndiveis níveis de ação e atuação”, destaca o diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizete Chagas de Faria.

Cooperação

A cooperação entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFSCar na área da Educação, por meio do projeto “Uma Escola-Outra”, começou em abril de 2020 com o objetivo de promover uma formação continuada ímpar, aos profissionais da rede municipal de Educação. O projeto atua no município em quatro frentes: formação continuada, por meio do curso de Pós-Graduação "Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e projeto-piloto de intervenção pedagógica em sete escolas municipais. A quarta frente é o projeto de pesquisa, no qual profissionais da rede, professores e pós-graduandos da UFSCar, transformam as atividades desenvolvidas nas três frentes anteriores em artigos de pesquisa.