Hortolândia participa da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Destaque

Encontro em Campinas teve como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade"

Hortolândia participa ativamente na elaboração de propostas que visam a garantir alimentação adequada e de qualidade à população. Delegados municipais compareceram, na tarde desta sexta-feira (18/06), da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da região de Campinas, realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento teve como objetivo reunir representantes de diversos municípios para discutir estratégias e abordar as questões de segurança alimentar.

A Conferência Regional é composta por 90 municípios da região. Destes, 16 apresentaram propostas em nível regional e estadual. O Caderno de Propostas da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas (CRSANS Campinas) abrigou 222 sugestões, das quais 13 foram originárias de Hortolândia, abordando os três eixos de discussão estabelecidos.

O tema central da conferência, "Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade", foi explorado através de três eixos de discussão fundamentais: “Eixo 1-  Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”, “Eixo 2 - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)” e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada” e ‘Eixo 3 - Democracia e Participação Social”.

O município foi representado por uma equipe diversificada de delegados, incluindo dois representantes do poder público do Departamento de Segurança Alimentar e quatro da sociedade civil. Entre esses membros da comunidade, destacou-se um representante de povos e comunidades tradicionais.

A programação do evento envolveu diferentes etapas, dentre elas palestra sobre o tema. Por decisão da plenária, a etapa final, na qual são discutidas e votadas as propostas apresentadas e eleitos os delegados para 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (VI CESAN-SP), foi adiada para uma nova data, ainda não divulgada.

Conselho Nacional de Segurança Alimentar

No ano passado, Hortolândia realizou duas pré-conferências e uma Conferência Municipal. Neste ano, a partir das orientações do Comsea Nacional (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), foi realizada a "III+1" Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Hortolândia que leva agora os representantes para as próximas etapas.

Comsea

O Comsea está regulamentado pela Lei Municipal nº 3.890, de 17 de novembro de 2021, e é composto por 12 membros titulares e 12 membros suplentes, sendo dois terços representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

Segundo o Departamento de Segurança Alimentar, as Conferências são um espaço democrático, aberto e articulado com a sociedade, para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas para a área.

Desde 2007, Hortolândia tem participado ativamente, por meio da Conferência Regional, de todas as edições da Conferência Nacional. Além disso, em 2011, o município realizou sua 1ª Conferência Municipal e, nos anos de 2011 e 2015, participou, com representantes, de todas as etapas (3ª, 4ª e 5ª) das Conferências promovidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar.

Confira os delegados que representaram Hortolândia na Conferência Regional:

Representantes de Povos e Comunidades Tradicionais: Eunice de Souza, conhecida como Mãe Dango.

Representantes da Sociedade Civil: Manoel Cesar Dias da Silva, Leilha Chaves Dadda e Lucineide de Paula Oliveira.

Representantes do Poder Público: Ana Paula dos Santos Esteves, Bruna Valdevino Barbosa e José Valdemir do Nascimento.