Hortolândia fala sobre “a educação e os bons afetos” em fórum internacional Destaque

Evento aconteceu, na manhã desta quinta-feira (05/10), em Holambra

Hortolândia esteve representada no 11º Fórum Internacional de Educação da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que reúne em Holambra, ao longo de três dias, participantes de 20 municípios paulistas, no Espaço da Expoflora. O tema enfocado neste ano é “Qualidade, equidade e inclusão”. A ação da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Uma comitiva formada por cerca de 100 gestores educacionais do município participou do evento, nesta quinta-feira (05/10), e acompanhou a palestra do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Moraes, sobre “A Educação e os bons afetos”.

Moraes destacou que a educação municipal de Hortolândia é referência na RMC. “Eu me sinto honrado com o convite em palestrar para um público tão seleto, ao lado de grandes nomes da educação e mais ainda por representar Hortolândia, que é referência educacional para diversos municípios”, completou o secretário.

Outros três palestrantes, muito reconhecidos na área, também se apresentaram no último dia de evento: o historiador e professor Leandro Karnal, falando sobre “A nova educação”; a pedagoga e professora Telma Pileggi Vinha, sobre “Os problemas de convivência e as violências nas escolas”; e a filósofa e professora Adilbênia Freire Machado sobre “Educação afroreferenciada: movimentos de resistências, re-encantamento tecido por vozes mulheres”. Houve também momentos culturais, como a apresentação sobre “Autismo”, feita por Sumaré; a Banda Municipal de Santo Antônio de Posse e a Dança Holandesa, realizada pela cidade anfitriã.

Segundo os organizadores, o principal objetivo do evento é promover a socialização de experiências educacionais, tendo como protagonistas os municípios que compõem a RMC, com foco na melhoria dos índices de desenvolvimento da Educação Básica.