Política pública de Hortolândia é reconhecida em competição estadual de combate à fome e desnutrição Destaque

Ações de educação alimentar e nutricional e geração de renda para os munícipes do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura conquistaram o 15o lugar no Prêmio Josué de Castro 2023

A política pública de segurança alimentar de Hortolândia foi reconhecida na 13ª edição do “Prêmio Josué de Castro 2023", competição estadual que destaca iniciativas voltadas ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional. A cerimônia de premiação aconteceu, na última terça-feira (17/10), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, situada no centro da capital paulista.

Hortolândia competiu pela primeira vez, neste ano, na categoria "Melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais", apresentando ações da política pública realizada pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em especial as ações de educação alimentar e nutricional e geração de renda para os munícipes. A cidade conquistou o 15º lugar, disputando com outros 24 municípios.

Dados da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia mostram que, somente no ano de 2022, foram realizadas 51 atividades, sendo 38 relacionadas à educação alimentar e nutricional e 13 oficinas com foco na geração de trabalho e renda. Ao todo, 1.504 pessoas participaram das ações desenvolvidas ao longo deste período.

O Prêmio Josué de Castro tem como principal propósito reconhecer, certificar, premiar e divulgar ações que visam soluções concretas para questões alimentares cruciais. O reconhecimento é dividido em duas categorias: Melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa, e Melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos, sejam eles estaduais ou municipais do Estado de São Paulo.