Filósofo Clóvis de Barros Filho é uma das atrações da Semana de Ciência e Tecnologia de Hortolândia Destaque

Evento da Prefeitura, aberto à comunidade, começa nesta segunda-feira (23/10), com webinário do Professor Braian Garrito Veloso, da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Começa na noite desta segunda-feira (23/10), a Semana de Ciência e Tecnologia 2023, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. Com o tema “Inovação de Saberes e Aprenderes: Educação e Sustentabilidade”, o evento se estende até quarta (25/10) e é gratuito e aberto à comunidade em geral, mesclando formato de encontro online com ações presenciais. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo é proporcionar ações de criatividade e inovação científica, bem como de saber investigativo, por meio de palestras formativas e atividades nas unidades escolares.

A Semana C&T 2023 terá duas palestras, uma remota e outra presencial, além de um dia de atividades nas unidades escolares na rede municipal de ensino de Hortolândia. A palestra de abertura, às 19h desta segunda-feira (23/10), no formato webinário formativo, será com o Professor Braian Garrito Veloso, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Interessados podem acompanhar a palestra, por meio do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube, disponível neste link

Na terça (24/10), haverá a ação “Imagine, Faça e Compartilhe!”, uma mostra de trabalhos e atividades realizadas por crianças, jovens e adultos, estudantes da rede municipal de educação. Com apresentações de trabalhos, protótipos e experiências, a mostra acontecerá nas unidades escolares, reunindo toda a comunidade escolar. O cronograma elaborado em cada unidade com os horários e atividades será enviado aos pais e responsáveis pelas escolas participantes.

Já na noite de quarta-feira (25/10), a partir das 18h30, acontecerá a palestra “Inovação: Conceito, atitude e identidade”, com o professor, jornalista e filósofo Clóvis de Barros Filho. O evento, fechado a gestores e supervisores educacionais, diretores de departamento e convidados, acontecerá no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda.

“O objetivo da Semana de Ciência e Tecnologia é envolver crianças, estudantes, professores, familiares, educadores e toda comunidade escolar, no desenvolvimento de palestras, atividades e apresentações sustentáveis, com a utilização de vários instrumentos de inovação, bem como da Robótica Educacional, de modo a oferecer um momento de interação para conhecer e explorar materiais, tecnologias e experimentos. As unidades escolares já realizam, ao longo de todo ano, ações de tecnologia e inovação junto às crianças. Pensamos neste evento como um momento de apresentar as práticas já desenvolvidas e socializá-las entre seus familiares, num ambiente estimulante e que desperte cada vez mais a capacidade criativa e inovadora de nossas crianças e estudantes”, afirma a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos.

Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a realização do evento atende à Lei Municipal n° 2916, de 13 de dezembro de 2013, que institui a Semana de Ciência e Tecnologia em Hortolândia, bem como a Resolução CEB/CNE nº 04/2010, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e, no artigo 14, § 2º, afirma que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) devem imprimir direção aos projetos político-pedagógicos e perpassar transversalmente a proposta curricular. Isso significa dizer que a ciência e a tecnologia devem estar a serviço do conhecimento, da prática e da busca de soluções cotidianas, e não ser tratada como mera matéria específica do conhecimento.

Conheça os palestrantes:

Braian Garrito Veloso é Professor no Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar). Recentemente, suas pesquisas versam sobre a intersecção entre educação e tecnologias e, ainda, sobre práticas de ensino e formação docente.

Clóvis de Barros Filho é Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo-USP (1986) e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1985). É Mestre em Science Politique – Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP (2002). Atua como Pesquisador e Consultor em Ética da UNESCO e colunista de Ética da Revista Filosofia Ciência & Vida.