Escolas Municipais de Hortolândia participam da Semana de Ciência e Tecnologia Destaque

Mostra de trabalhos e atividades realizadas por estudantes da rede municipal de educação mobilizou crianças, jovens e adultos em 41 escolas da Prefeitura

A comunidade escolar da rede municipal de ensino de Hortolândia participou, nesta quarta-feira (24/10), da ação “Imagine, Faça e Compartilhe!”, parte integrante da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia “Inovação de Saberes e Aprenderes: Educação e Sustentabilidade”, promovida pela Prefeitura. O evento, que aconteceu em 41 escolas, reuniu cerca de 14 mil pessoas, entre crianças e jovens estudantes, professores e familiares, em um verdadeiro festival de inovação, descobertas e aprendizado.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo da Semana C&T, que se encerra nesta quarta-feira (25/10), é proporcionar ações de criatividade e inovação científica, bem como de saber investigativo, por meio de palestras formativas e atividades nas unidades escolares. Cada escola ficou responsável por organizar projetos e atividades desenvolvidas pelos profissionais de educação com os alunos ao longo deste ano letivo. A mostra reuniu apresentações de trabalhos, protótipos e experiências, sobre temas como robótica, reutilização de materiais e reciclagem, água, natureza, sistema solar e sustentabilidade.

“Os projetos que envolvem Ciência e Tecnologia, como o Robótica aqui no Cier, tem como principal objetivo incluir os nossos alunos. Conseguimos apresentar para eles esse mundo tecnológico, através de diversas ferramentas como tablet, CPU, o próprio robozinho ROB. Queremos que eles vivenciem essa tecnologia e se sintam incluídos nesse mundo digital e tecnológico, respeitando o tempo de cada um, a vivência de cada um. Percebemos que eles evoluem bastante”, comentou Reginaldo Naia Cazani, professor do Projeto Robótica Educacional no Cier (Centro Integrando de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”.

“Eu achei bastante interessante a ideia dessa ação. Tivemos um tempo para pensar no que iríamos fazer, para além do que eles já trabalham na escola e eu ajudei. Perguntei o que ela queria fazer e decidimos montar um robô. Essas ações são importantes pois estimulam a criatividade das crianças com os materiais recicláveis e elas acabam saindo um pouco da rotina”, afirmou Vilma Carvalho, mãe da estuante Manuela, do 5o. ano B da Emeief José Tenório da Silva, no Jd. Nossa Sra. Auxiliadora.

“Em casa, todo mundo se envolveu nessa atividade. É sempre muito legal quando temos a oportunidade de vir à escola ver os trabalhos e estar com eles”, ressaltou Adriana Arruda, mãe do aluno Thiago, do 1° ano B da mesma escola.

“Eu fiz um robô com copos descartável, rolo, de guardanapo, papelão e gostei muito de ver as outras coisas (atividades) aqui na escola”, afirmou Naomy Uehara, de 5 anos, estudante do Jardim I B da Emeief. José Tenório da Silva Jd. Nossa Sra. Auxiliadora.