Palestra sobre tecnologias Digitais na Educação Básica marca abertura da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia Destaque

Webinário está disponível no canal da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

“Tecnologias Digitais na Educação Básica: Limites e Possibilidades” foi o tema do Webinário de abertura da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia com tema “Inovação de Saberes e Aprenderes: Educação e Sustentabilidade”, que aconteceu na noite desta segunda-feira (23/10). Mais de 1800 internautas acompanharam ao vivo a palestra promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através do canal no YouTube. Mediado pelo diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Donizeti Chagas de Faria, o encontro foi com o Professor Braian Garrito Veloso, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento tem como objetivo proporcionar ações de criatividade e inovação científica, bem como de saber investigativo, por meio de palestras formativas e atividades nas unidades escolares.

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos, participou da abertura do evento, expressando sua gratidão pelo apoio e colaboração de todas as partes envolvidas. Ela destacou a importância dos professores e educadores na sala de aula.

O Secretário de Educação, Fernando Moraes, enviou uma mensagem em vídeo destacando a importância da tecnologia e da ciência na educação municipal. Ele enfatizou que a tecnologia deve estar a serviço do ser humano, e não o contrário, e que o evento visa fortalecer a relação entre a educação, ciência e tecnologia.

Durante a palestra o Professor Brian Veloso falou sobre a necessidade de reconhecer as possibilidades e as limitações do uso das tecnologias digitais na educação. Ele explicou os principais conceitos acerca do tema como “Nativos e Imigrantes Digitais”, ”Técnica” e ”Letramento Digital”. O professor abordou ainda a importância de compreender a tecnologia de forma crítica, especialmente quando utilizada na Educação Básica. O contexto da "era tecnológica", segundo ele, pode levar as pessoas a acreditarem que a tecnologia digital é a resposta para todos problemas. No entanto, ele destacou que a tecnologia é, na verdade, uma maneira de criarmos ferramentas e técnicas para melhorar a vida e garantir a sobrevivência.

A discussão sobre tecnologia e educação continuou com o convidado falando sobre as possibilidades e desafios no uso das tecnologias digitais em sala de aula. Brian Veloso encorajou os educadores a considerar como a tecnologia pode ser usada de maneira simples e significativa para aprimorar o aprendizado e experiência dos estudantes, através da utilização de recursos de pesquisa, jogos e simulações, fóruns e redes sociais, plataformas e acervos digitais, entre outros. Ao final ressaltou o papel e o uso da tecnologia digital como ferramenta de ensino.

“Como instrumento a tecnologia não é um fim. Não é pra usar porque é bonito, porque está na moda. Eu vou utilizar com uma finalidade educacional muito bem planejada, organizada. O uso da tecnologia não é o objetivo, ele é o meio que vai me propiciar o atingir do objetivo. Então se vou trabalhar matemática meu objetivo pedagógico vai ser trabalhar matemática e vou selecionar uma ferramenta digital que vai me permitir trabalhar e chegar ao meu objetivo final talvez de uma forma mais eficaz, mais significativa”, ressaltou o Professor Brian Veloso.

Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Com o tema "Inovação de Saberes e Aprenderes, Educação e Sustentabilidade, a Semana de Ciência e Tecnologia tem como objetivo inspirar educadores, crianças e estudantes e a comunidade em geral com diálogos, palestras e atividades que promovem a inovação, a educação sustentável e o desenvolvimento científico na rede de educação municipal.

A realização do evento atende à Lei Municipal n° 2916, de 13 de dezembro de 2013, que institui a Semana de Ciência e Tecnologia em Hortolândia, bem como a Resolução CEB/CNE nº 04/2010, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e, no artigo 14, § 2º, afirma que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) devem imprimir direção aos projetos político-pedagógicos e perpassar transversalmente a proposta curricular, o que significa dizer que a ciência e a tecnologia devem estar a serviço do conhecimento, da prática e da busca de soluções cotidianas, e não ser tratada como mera matéria específica do conhecimento.