Cozinha Comunitária da Prefeitura forma aprendizes no curso de Petit Four Destaque

Oficina oferecida na Cozinha Comunitária têm foco em geração de renda e qualificação profissional, em Hortolândia

Dezesseis aprendizes da Cozinha Escola Comunitária de Hortolândia concluíram, nesta sexta-feira (27/10), a última aula do curso de “Petit Four”, o clássico biscoito da culinária francesa. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), busca disponibilizar oficinas e cursos gratuitos de qualificação profissional para quem mora na cidade e está de olho em uma oportunidade de fazer renda extra.

As aulas, iniciadas na segunda-feira (23/10), foram ministradas pela nutricionista Érica Guerrero, do Senai, com o auxílio da equipe do Departamento de Segurança Alimentar. Os participantes aprenderam as técnicas necessárias em cada etapa de produção dos biscoitos amanteigados, do planejamento das quantidades de matérias-primas à manipulação de equipamentos e utensílios até chegar à finalização do produto. As aulas também ensinaram como vender os produtos, bem como fazer uso integral dos ingredientes e boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos. Ao final, os aprendizes receberam certificados pelas atividades desenvolvidas nas aulas e puderam degustar as receitas.

“Eu trabalho já há 12 anos na área de alimentação e sou padeiro e confeiteiro. Achei que o curso era uma oportunidade de aprender mais e outras coisas. Como minha primeira vez, posso dizer que foi muito bacana. O espaço, as aulas, gostei muito”, ressaltou o Rafael Serafim Ferreira, 37 anos, morador do Jardim Nova América.

“Eu não trabalho na área de alimentação, mas sempre gostei de cozinhar. Em 2020, acabei descobrindo que tinha diabetes e aí tive que mudar toda a minha alimentação e foi muito difícil. Eu acabei ficando desmotivada e até parei de cozinhar como antes. Então quando vi a oferta do curso pensei, já que também estou tão pertinho seria legal aprender não só receitas novas como também sobre alimentação saudável. Como fazia muito tempo que eu não estudava, tive um pouco de dificuldade com a matemática no início do curso, mas a professora foi muito paciente e isso me ajudou muito. Quero agora fazer essa receita em casa, eles vão adorar!” comentou a moradora do Jardim Sumarezinho, Doralice Ribeiro Pereira, de 50 anos.

A Cozinha Escola Comunitária integra o Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Periodicamente, o espaço, localizado na Av. Osvaldo de Souza, 375, no Jd. Novo Ângulo, disponibiliza oficinas e cursos com foco na geração de renda e educação alimentar e nutricional.