Cozinha Escola forma aprendizes em oficina de produtos natalinos Destaque

Em parceria com o Senai, a ação  da Prefeitura de Hortolândia visa qualificação profissional e oportunidades de geração de renda para o final do ano

Cerca de 12 participantes concluíram, nesta sexta-feira (10/11), a oficina gratuita "Produtos Sazonais Natalinos", promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A iniciativa, realizada na Cozinha Escola Comunitária, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia localizado no Jardim Novo  Angulo, contou com o apoio da nutricionista Érica Guerrero, profissional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Ao longo da semana, os participantes adquiriram conhecimentos teóricos e práticos, dominando as técnicas fundamentais para a produção de panetones de frutas, chocotones, biscoitos, trufas e medalhas natalinas. As aulas abrangeram desde o planejamento das matérias-primas até a manipulação de equipamentos, fornecendo dicas sobre a venda dos produtos, o aproveitamento integral dos ingredientes e as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos.

Ao término do curso, os aprendizes receberam certificados e tiveram a oportunidade de degustar receitas preparadas. A aluna Rosa Maria Sumiko Doi Sato, de 54 anos, moradora do Jardim Campos Verdes, expressou sua satisfação. "É a terceira vez que participo de um curso aqui na Cozinha Escola e sempre aprendo muito. Futuramente, quem sabe, eu penso em vender alguns biscoitos e coisas que aprendi”, sugere.

Para a participante Márcia Andréa Peixoto da Silva, de 51 anos, moradora do Jardim Sumarezinho, o curso foi uma grata surpresa. "Eu amei fazer o curso porque assim estamos cuidando de nós, da nossa cabeça e sentimentos. Inicialmente, pensei em aprender para presentear, mas a qualidade é tão boa que pensei em vender. É um curso rico, que apresenta diversas técnicas e possibilidades do que podemos fazer. Eu não trabalho na área e amei muito essa primeira experiência do curso", afirmou.

A Cozinha Escola Comunitária, integrante do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, localizada na Av. Osvaldo de Souza, 375, no Jardim Novo  ngulo, periodicamente oferece oportunidades de formação profissional e geração de renda para a comunidade.