Construção de Identidade Afro-brasileira será abordada em webinário, nesta segunda-feira (13/11) Destaque

Evento em formato remoto e online no YouTube, voltado a profissionais da educação, propõe reflexões sobre o Currículo Municipal de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira  (13/11), às 19h, o webinário gratuito “Construindo identidades: vivências e desafios na aplicação da lei 10.639/03 nas salas de aulas”. Promulgada em nove de janeiro de 2003, no primeiro governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta lei “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências”. O evento remoto e ao vivo, voltado a profissionais da educação que atuam no município, é aberto à comunidade em geral. Para assistir à transmissão, basta acessar o link do canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

O tema será abordado por Luci Micaela, bacharel em Ciências Econômicas, integrante do Gepeja (Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens Adultos) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), membro e colaboradora do Coletivo de Mulheres Negras Teresa de Benguela e atualmente doutoranda no PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação) na Unicamp.

Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela organização do webinário, o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, bem como levar os participantes a refletir sobre o tema, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de conteúdos que constituem o Currículo Municipal - Integra Saberes.

Profissionais da rede municipal de Educação participantes poderão solicitar a emissão de certificados durante as palestras, por meio do link disponibilizado no chat do evento.

Confira abaixo o currículo da convidada:

Doutoranda na PPGE – Unicamp; Mestre em Administração e Planejamento. História e Cultura Afro-brasileira – Centro de Estudos Afro-Brasileiro Cândido Mendes – RJ. Bacharel em Ciências Econômicas - PUC/ Campinas. Magistério.

Membro do Gepeja - Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens Adultos -Unicamp. Membro Colaboradora na Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil – OAB Campinas. Membro e colaboradora do Coletivo de Mulheres Negras Teresa de Benguela. Membro da Coordenadora Municipal do Movimento Negro Unificado – MNU Campinas e Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros – CADARA na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi - Ministério da Educação.

Publicação do artigo “Femmes Afro-Brésiliennes 200 ans de Batailles Pour L´égalite Citoyenne “– Revista Nouveaux Espaces Latinos. https://www.espaces-latinos.org.

Colaboradora no Livro: “Negritudes: Diálogos com o pensamento de Kabengele Munanga”.https://grupoautentica.com.br/autentica/livros/negritudes/2149.

Colaboradora no Livro “Vozes Afroamazônidas: entre rios, terras e afetos. Organizado

por Girlian Silva de Sousa e Lílian Regina Furtado Braga. Editora Pimenta Cultural maio de 2022. Pimenta Cultural | eBook Vozes afroamazônidas