“Guardiões do Meio Ambiente” encerra atividades como projeto destaque na área de educação ambiental Destaque

Ao promover ações sustentáveis na comunidade, Projeto da Emef “Lourenço Daniel Zanardi” ganhou destaque nacional no Programa  “Caminhos para a Cidadania”

Um encontro especial, nesta quinta-feira (30/11), marcou o encerramento do Projeto "Guardiões do Meio Ambiente", realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) "Lourenço Daniel Zanardi", antiga Emef “Viva Mais”. Desenvolvido pela professora Regiane Barrichelo Kiel, o projeto conquistou destaque nacional no Concurso Cultural promovido pelo Programa "Caminhos para a Cidadania", uma iniciativa do Grupo CCR Autoban.

O evento de encerramento contou com a presença de diretores de departamento, coordenadores pedagógicos do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, representantes da CCR Autoban e da unidade escolar. O encontro foi uma oportunidade de celebrar o impacto positivo do projeto junto às crianças e à comunidade escolar, no tocante à conscientização ambiental. Ao todo, mais de 200 estudantes e membros da comunidade local foram beneficiados, por meio de ações e atividades desenvolvidas neste segundo semestre, culminando com a premiação recebida da CCR Autoban.

O reconhecimento nacional veio em virtude do comprometimento da escola, por meio do Projeto “Guardiões do Meio Ambiente”, em promover práticas sustentáveis, como reciclagem e reutilização de materiais, bem como cuidados com a natureza. O projeto não apenas educa os estudantes sobre a importância de preservar o meio ambiente, mas também os capacita a serem agentes de mudança em suas famílias e comunidades.

A premiação incluiu um valioso incentivo: R$ 30 mil em materiais para desenvolver o projeto na unidade escolar, além de um notebook para a profissional de educação. De acordo com a gestão escolar, os recursos foram fundamentais para a concretização das ações planejadas, como a construção de uma horta suspensa, arborização e cultivo de árvores frutíferas na escola, a aquisição de equipamentos e materiais para atividades pedagógicas, pintura dos muros com elementos da natureza e instalação de lixeiras recicláveis.

“Com o plantio das árvores frutíferas, as crianças realizaram pesquisa sobre algumas espécies plantadas. Aprenderam sobre a importância de plantar, o cuidado com a rega que é necessário para que a planta cresça, os benefícios que as plantas e as árvores a longo prazo trarão para a escola, como sombra e frutos, atraindo pássaros, borboletas e abelhas que farão a polinização. As crianças aprenderam com os materiais reciclados, além desse material ser retirado da natureza evitando mais a poluição, também serve de renda para muitas famílias e que é possível transformá-los, dando um novo destino como criando brinquedos, instrumentos musicais, porta-lápis, vasos, entre outros”, afirmou a professora Regiane, ressaltando a sua felicidade com o resultado do projeto que busca despertar nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental por meio de atividades práticas e educativas.

“É gratificante poder ver o resultado do projeto na prática. Todos os alunos foram envolvidos no processo e assim puderam repassar os conhecimentos adquiridos, podendo ser agentes de transformação. A escola está linda!! Parabéns a toda equipe escolar, em especial a professora Regiane, que compartilhou seu projeto e ganhando o prêmio pode colocar em prática, trazendo transformação e conhecimento a todos!”, ressaltou a coordenadora do projeto CCrAutoban Carla Borrego Varani.

Para o diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, “o projeto tem uma grande relevância pedagógica e social por possibilitar às crianças o pertencimento ao espaço que é a unidade escolar. O pertencimento pelo qual eles vão ajudar a cuidar do espaço e se tornar responsáveis e conscientes”, destacou ele.

“Quando o professor trabalha com projeto como esses a gente nunca sabe como vai se desenvolver, até onde eles conseguem alcançar e o quanto as crianças estão preparadas e receptivas para embarcar com o professor. Quando vemos esse resultado, percebemos que há muita dedicação e paixão por trás de cada atividade. O professor é um agente inspirador e fortalecedor e é isso que faz a diferença para as crianças”, ressaltou o diretor de Educação Fundamental, Ensino Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luis Menegoro.

Programa Caminhos para a Cidadania

O “Caminhos para a Cidadania” é coordenado pelo Instituto CCR e busca capacitar profissionais das redes municipais de ensino em diversas regiões do Brasil. Ele oferece materiais pedagógicos e cursos à distância, com foco nas Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em Metodologias Ativas e nos princípios da educação integral. Hortolândia, juntamente com outras cidades da região, participa ativamente do programa há mais de 10 anos, destacando-se com projetos educacionais de alto impacto.

Em Hortolândia, todas as 60 escolas da rede participaram do programa. Neste ano, o Concurso Cultural buscou incentivar e premiar professores e escolas que apresentaram as melhores propostas de projetos pedagógicos de cidadania.