Oficina de Salgados Assados encerra atividades da Cozinha Escola de Hortolândia neste ano Destaque

Aprendizes receberam formação profissional gratuita, proporcionada pela Prefeitura, com foco em geração de renda e qualificação profissional

Terminou, na manhã desta quinta-feira (07/12), a última oficina culinária promovida pela Prefeitura em 2023, na Cozinha Escola Comunitária de Hortolândia. O curso gratuito de aperfeiçoamento profissional, contratado junto ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), reuniu uma turma de 15 pessoas, moradoras da cidade, interessadas em aprender como é a “Fabricação de Salgados Assados”.

Com foco em qualificação profissional e geração de renda, a oficina possibilitou aos aprendizes a oportunidade de aprender todos os processos necessários para a produção de delícias salgadas como empadas, pastéis e o tradicional pão de queijo.

“Eu tenho o costume de entrar na página da Prefeitura para acompanhar as publicações e logo quando vi a oportunidade, corri para me inscrever. Eu já trabalho nessa área de gastronomia. Sempre gostei e acabei me inscrevendo com o objetivo de me aperfeiçoar. Achei uma experiência muito legal, o espaço da cozinha, as professoras e os outros participantes também”, comentou a salgadeira Kátia Regina Guerra, de 47 anos, moradora do Jardim Novo Ângulo.

As aulas teóricas e práticas iniciaram no dia 29 de novembro, contando com o apoio da equipe do Departamento de Segurança Alimentar e a orientação da nutricionista e também formadora Érica Guerrero, do Senai. Os participantes, aprenderam as técnicas necessárias em cada etapa de produção dos salgados, desde o planejamento das quantidades de matérias-primas, cálculos, manuseio dos utensílios até chegar ao produto final. Ao longo das aulas, também aprendem dicas essenciais para o uso integral dos ingredientes e as boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos.

A Cozinha Escola Comunitária, localizado na Av. Osvaldo de Souza, 375, no Jd. Novo Ângulo, integra o Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Periodicamente, o espaço, busca promove oficinas e cursos com foco na geração de renda e educação alimentar e nutricional.