Conheça os representantes da sociedade civil que atuarão no Comsea Hortolândia Destaque

Escolha de delegados que participarão da política de segurança alimentar na cidade a partir de 2024 aconteceu, na noite desta quarta-feira (06/12), no Centro de Formação Paulo Freire

Hortolândia acaba de eleger oito novos representantes da Sociedade Civil para recompor o Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), durante o biênio 2024-2026 (veja abaixo). A eleição aconteceu, na noite desta quinta-feira (06/12), no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.

Durante o encontro, houve palestra sobre “Segurança Alimentar Nutricional: conquista e desafios”, apresentada pela secretária executiva Ana Paula dos Santos Esteves e pelo atual presidente do Comsea, José Valdemir do Nascimento. Os conselheiros eleitos como representantes da sociedade civil têm o papel de garantir que as políticas públicas e ações de segurança alimentar e nutricional estejam alinhadas com as necessidades da população e sejam efetivamente implementadas.

“A participação da sociedade civil na eleição do Comsea é de extrema importância, pois ele é um dos poucos conselhos que possuem na sua composição a maioria das cadeiras com representação da sociedade. Temos quatro cadeiras para o poder público e oito para a sociedade civil. A política de Segurança Alimentar é importantíssima, pois perpassa por todas as áreas: a educação, assistência social, meio ambiente, falando sobre qualidade de vida, falando de distribuição de renda. Temos vários aspectos que envolvem a política de segurança alimentar. A Lei Municipal 3.897, no seu artigo 3°, fala sobre a garantia desse direito. Então, quando falamos de sociedade civil, é esse engajamento que precisamos”, afirma a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

O Comsea está regulamentado pela Lei Municipal nº 3.890, de 17 de novembro de 2021, e é composto por 12 membros titulares e 12 membros suplentes, sendo dois terços representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

Com o apoio do Departamento de Segurança Alimentar, o órgão é instrumento que promove um espaço democrático e articulado com a sociedade, para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas para a área.

Confira os delegados eleitos na para o biênio 2024-2026

1. Mãe Dango (Eunice de Souza) - Organização Cultural, Social e Beneficente de Tradição Afro brasileira

2. Luzeni da Silva - Centro Convivência Social da Criança e Adolescente Casa Nova Esperança

3. Fábio Silva Calixto - Usuário de entidades cadastradas