Estudantes da Educação Integral participam de projeto de combate ao Bullying Destaque

Ação acontece em 19 escolas da rede municipal beneficiando cerca de 1,8 mil estudantes

Estudantes do 1° ao 5° ano, matriculados na Educação Integral, participaram, ao longo do segundo semestre letivo, do Projeto “Amigo Sim, Bullying Não!”, desenvolvido pela Prefeitura em 19 escolas da rede municipal de Educação de Hortolândia. A ação beneficia cerca de 1,8 mil crianças. O projeto busca promover um espaço acolhedor no cotidiano escolar, através de atividades lúdicas de conscientização sobre o combate ao Bullying.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as atividades são desenvolvidas com estudantes que participam dos complementos educacionais em 19 escolas que oferecem a Educação Integral. As atividades envolvem roda de conversa e reflexão sobre inteligência emocional, produção de desenhos e cartazes sobre o combate ao bullying, além de outras atividades e jogos elaborados pelos profissionais de educação.

O Projeto “Amigo, Sim! Bullying, Não!”, utilizado na rede municipal, foi idealizado por Cláudio d’ Santana e, antes de ser levado até as salas de aula, foi tema de formação pedagógica para os profissionais da educação, com o próprio autor e também com a Profª Drª Fernanda de Lourdes Freitas, psicóloga e professora referência da Equipe Pedagógica do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, também. Durante a formação, ela resgatou os conhecimentos prévios, trazidos pelos(as) professores(as) e agentes educacionais sobre o tema, refletiu e discutiu sobre as principais dúvidas e questionamentos dos profissionais, bem como reforçou os tipos de bullying que aparecem na sociedade, fazendo uma ponte com o material apresentado pelo “Projeto Amigo, Sim! Bullying, Não!”.

“O trabalho com a temática é um direito previsto na Lei nº 13.185/2015 que Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), promovendo a capacitação, fundamentando ações de conscientização, prevenção e combate à intimidação sistemática”, ressaltou o Prof. José Mário Regis Silva, coordenador pedagógico do CFPF e coordenador referência do Complemento Educacional de Convivência e Afetos, responsável pelo desenvolvimento do projeto em parceria.

“Diante de tantos desafios que se apresentam na sociedade atualmente, é preciso que nossas crianças vivenciem uma cultura de paz, onde o respeito, a empatia e a tolerância façam parte do dia a dia delas, e a escola é o lugar propício para estimular uma convivência ética, saudável e empática, a diversidade humana e cultural”, ressaltou o Diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.

Projeto “Amigo, sim! Bullying, não!”

O projeto foi criado por Cláudio d’Santana, a partir de uma experiência pessoal. “Diante da situação que vivi, eu poderia seguir em frente como se nada tivesse acontecido ou fazer alguma coisa. Eu resolvi fazer alguma coisa”, afirmou o autor. O projeto está presente em diversas cidades, redes de ensino e escolas de todo Brasil e em Portugal.

D’Santana apresenta uma série de propostas de atividades a serem desenvolvidas com as crianças nas escolas, suscitando os conhecimentos que estas apresentam sobre a temática do Bullying, assim como busca levantar possíveis casos de violência vividas e estabelecer uma rede de apoio, proteção e combate a este tipo de violência.

Além de atender à Lei 13.185/2015, a atividade está alinhada aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 4 (Educação de Qualidade) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) das Nações Unidas e consta no Projeto Político Pedagógico das Unidades Escolares. O tema foi tratado ao longo do ano, sendo sistematizado no segundo semestre. A proposta faz parte das Diretrizes Pedagógicas do Complemento Educacional de Convivência e Afetos, cujo princípio norteador é o desenvolvimento das competências socioemocionais.