Hortolândia é destaque em programa do Observatório Nacional de Segurança Viária Destaque

Programa de educação para o trânsito “Observatório Educa” atende cerca de 2,6 mil estudantes do 4° ano de escolas municipais

As escolas municipais de Hortolândia receberam, mais uma vez, o reconhecimento pelo trabalho de conscientização que desenvolvem na área de educação para o trânsito.

O município recebeu o selo de destaque, conferido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, pelo projeto "Observatório Educa" de conscientização para o trânsito, que atendeu 2.645 estudantes do 4° ano de escolas municipais de Ensino Fundamental. O reconhecimento aconteceu durante evento online, na noite desta terça-feira (13/12), gravado e disponível neste link.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o "Observatório Educa" visa promover a conscientização sobre o trânsito seguro entre as crianças, abordando as leis e regras de maneira lúdica e interdisciplinar. O programa, realizado ao longo do ano, destaca a importância de compreender as responsabilidades de cada um para garantir um trânsito mais seguro, sensibilizando as crianças sobre direitos e deveres e a importância da cidadania dentro desse cenário.

O projeto foi trabalhado nas escolas, por meio de materiais didáticos, vídeos, rodas de conversa com relatos de experiências, pesquisas realizadas pelas crianças com suas famílias, blitz educativas, cartazes e jogos. Além disso, o programa integrou temas relacionados às habilidades em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História, incorporando também habilidades socioemocionais, como paciência, tolerância e cooperação.

A iniciativa de educação para o trânsito está integrada ao Currículo Municipal e é prevista nos PPPs (Projetos Político Pedagógicos) de forma transversal nas unidades escolares. Entre os objetivos, destaca-se a construção de conceitos e valores para o exercício da cidadania, buscando instigar comportamentos e hábitos seguros no trânsito.

Para auxiliar os profissionais de educação a trabalhar o tema, o programa ainda conta com uma plataforma para a realização de formações online com certificação.

“O Projeto Educa Trânsito foi um importante e potente percurso educativo junto às crianças desta municipalidade no ano de 2023. Educar para o Trânsito é educar para a Vida! O Currículo Municipal de Educação Integra Saberes integra o trabalho interdisciplinar e transversal  sobre educação para o Trânsito como elemento fundamental para o desenvolvimento da consciência cidadã e do respeito à vida e ao outro. A escola como espaço de produção de conhecimento é o local propício para a construção de saberes e habilidades que certamente serão necessárias a vida”, destacou o  diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.

“Estamos muito orgulhosos e felizes com esse selo de destaque, que é o reconhecimento do trabalho que desenvolveram. Ações realizadas, como o ‘Maio Amarelo’  e a ‘Semana do Trânsito’, foram atividades de grande impacto para a comunidade escolar. Foi um imenso prazer participar do encontro e apresentar as atividades que desenvolvemos”, comentou a coordenadora de projetos do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, Carla Borrego Varani.

“O programa trouxe uma nova energia para as escolas, nos ajudando a construir novos saberes, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes e levando a mudança de atitude no trânsito, levando também formações para as famílias também dessas crianças que serão os futuros condutores que um dia elas serão”, ressaltou a assistente de direção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, Sandra Aparecida da Silva Barboza.