Profissionais da Educação de Hortolândia participam de formação sobre alfabetização responsável Destaque

Formação promovida pela Prefeitura acontece por meio de cooperação com o Sesi

Mais de 500 profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participam, entre fevereiro e abril deste ano, de formação continuada sobre alfabetização na idade certa. A formação, ligada ao PAR (Programa de Alfabetização Responsável), acontece no âmbito do Acordo de Cooperação firmado em novembro passado entre a Prefeitura e o Sesi (Serviço Social da Indústria). As atividades começaram nesta terça e quarta-feira (06 e 07/02), reunindo cerca de 70 coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Os encontros presenciais aconteceram nas dependências do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nos dias 15 e 16 deste mês, a formação será também ofertada, em unidades da rede municipal, para 458 professores da rede municipal, que atuam em salas do Jardim I ao 2º ano do Ensino Fundamental. Para todos os participantes haverá 16 horas/aula presenciais, nos meses de fevereiro e março, conforme previsto no Calendário Escolar. Além destes, também estão previstas outras 14 horas/aula remotas, online, em abril. O principal objetivo da ação é promover a alfabetização das crianças matriculadas na rede municipal de ensino na idade certa.

Segundo o Departamento de Formação Continuada, a formação abordará ferramentas e estratégias fundamentais como forma de ampliar conhecimentos e subsidiar as ações pedagógicas no processo de alfabetização, garantindo assim os direitos de aprendizagem das crianças/estudantes da rede municipal.

“O processo de alfabetização inicia-se na Educação Infantil a partir dos multiletramentos, planejando, organizando e sistematizando ações que promovam a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme preconizado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que contribuam para o desenvolvimento das habilidades de oralidade, leitura e escrita, por meio de estratégias, intervenções e mediações que favoreçam avanços nas hipóteses de escrita e produção de texto”, esclarece a Supervisora Educacional Márcia Quintanilha.

“A Formação sobre o PAR foi uma experiência reflexiva e de aprendizado. É muito importante garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de aprender a ler e escrever na idade certa. A alfabetização na idade certa é fundamental para o desenvolvimento educacional e cognitivo das crianças. Estudar casos reais é uma forma muito eficaz de aprender sobre a alfabetização na idade certa. Compartilhar experiências e analisar diferentes situações pode enriquecer bastante o aprendizado. A troca de experiências e a análise de casos reais podem trazer ‘insights’ valiosos. Obrigada à Secretaria de Educação, ao CFPF e ao Sesi pelos momentos de estudo/formação”, afirmou a Coordenadora Pedagógica da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Boa Esperança José Roque de Moura, Avelina Aparecida Caldas de Togni.

Além de propiciar formação continuada a 530 coordenadores pedagógicos e professores da rede, a formação, com 30 horas de duração, beneficiará também 11.069 crianças matriculadas em escolas municipais.

O PAR integra o “Sesi para Todos”, iniciativa da instituição lançada há um ano e focada nas escolas públicas brasileiras, considerando as necessidades dos municípios parceiros.