Comunidade do Jd. Boa Esperança poderá fazer cursos profissionalizantes gratuitos em creche municipal Destaque

Anúncio foi feito pelo prefeito Zezé Gomes durante entrega dos kits de materiais escolares e uniformes de verão na Emei José Natalino Fonseca, na manhã desta quarta-feira (21/02)

O espaço pedagógico que atualmente abriga bebês e crianças com até seis anos de idade em atividades da Educação Infantil poderá, em breve, acolher também aprendizes mais crescidinhos, jovens e adultos inscritos em cursos profissionalizantes gratuitos, que a Prefeitura pretende promover na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Natalino Fonseca. As formações, que serão voltadas especificamente a moradores do Jardim Boa Esperança, serão realizadas em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a pedido do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, que tem recebido muitas demandas da comunidade a este respeito.

A ação foi anunciada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na manhã desta quarta-feira (21/02), durante a cerimônia oficial de entrega dos kits de materiais escolares e uniformes de verão na unidade, que atualmente conta com 414 alunos matriculados em salas de Berçário ao Jardim II.

“No nosso governo, a educação é o carro-chefe. A gente só consegue fazer alguma transformação na vida das pessoas pela educação. Por isso, como disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, penso em trazer cursos do Senai para esta região. A escola tem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e pode receber os cursos”, anunciou Zezé Gomes.

Segundo a diretora da escola, Cristina de Souza, a medida beneficiará famílias da região, algumas delas em condição de vulnerabilidade social. “Para a comunidade, mães e pais, será um avanço, pois vai proporcionar aprendizado em benefício da própria família. A comunidade é muito carente”, ressalta a gestora. Segundo ela, frequentemente as famílias solicitam a realização de cursos como corte e costura, pintura em tecido, informática, dentre outros, de natureza profissionalizante, como os atualmente disponibilizados pelo Fundo Social. Já foram realizadas conversas neste sentido, e caberá à escola ceder o espaço e aos demais parceiros disponibilizar formadores.

Também nesta quarta-feira (21/02), no período da tarde, a cerimônia oficial de entrega de uniformes ocorreu no Jardim Villagio Ghiraldelli, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de mesmo nome, reunindo diversas autoridades, crianças e familiares. As cerimônias oficiais de entrega de kits escolares vão até sexta-feira (23/02), quando se espera cumprir a meta de entregar trajes, mochilas e materiais aos cerca de 26 mil estudantes vinculados à rede municipal de ensino. Algumas escolas já estão orientando as famílias que procurem a equipe gestora da unidade, caso a criança tenha crescido um pouco mais nas férias e seja preciso  trocar os trajes que serão usados ao longo deste ano.

Os kits de uniformes de verão foram feitos por bolsistas, majoritariamente mulheres, inscritas no programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), da Secretaria de Governo. Elas participam do curso costura & moda do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e estão finalizando a confecção dos kits de inverno, que começarão a ser entregues em março. A costura industrial dos uniformes escolares é uma ação que atende ao Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em execução pela Administração Municipal.

Mochila faz parte do kit

Os kits de uniforme de verão são compostos por duas camisetas e uma bermuda. Ao todo, serão distribuídas 78 mil peças, beneficiando estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Já os kits de inverno contêm uma calça e um agasalho, totalizando 52 mil peças. Além disso, cada aluno receberá também uma mochila completa, contendo diversos materiais escolares adequados a cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os itens a serem entregues estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e estojo para organização.

O objetivo da ação é oferecer educação de qualidade aos alunos municipais, permitindo que todos tenham acesso aos mesmos artigos essenciais utilizados no ambiente escolar, contribuindo para a segurança e a autoestima dos estudantes.

"Estamos felizes de iniciar mais um ano letivo, entregando os uniformes e materiais escolares, pois sabemos o quanto essa ação é importante e faz toda a diferença para as famílias. Queremos que cada criança e estudante se sinta preparado, animado e pronto para mais um ano. É mais do que apenas uniforme. É sobre proporcionar uma experiência escolar positiva e inclusiva para todos”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Confira o cronograma dos eventos de entrega dos kits escolares:

Quinta-feira (22/02/24)

- 8h - EEI (Escola de Educação Infantil) David Miguel Linardi Pereira: rua dos Melros, 406, Chácara Recreio Alvorada

- 13h - EMEF Salvador Zacharias Pereira Júnior: avenida Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo

Sexta-feira (23/02/24)

- 7h - EMEI Miguel Camillo: rua Um, 110, Jardim Terras de Santo Antonio

- 13h - EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre: rua João Gastaldi, 430, Jardim Adelaide.

Outras imagens do evento pode ser consultadas aqui: