Estudantes municipais de Hortolândia participam de atividade para celebrar dia Mundial da Água Destaque

Atividade no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola) mobilizou mais de 100 estudantes da Emef Lourenço Daniel Zanardi

Pinturas, brincadeiras e muita diversão marcaram o dia dos 106 estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lourenço Daniel Zanardi, que, nesta sexta-feira (22/03), visitaram a Lagoa do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago. Alunos de quatro turmas, do 3°, 4° e 5° anos, participaram de uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1993. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação da água.

As crianças elaboraram um painel com os “Compromissos pela Água e pela Paz”, destacando as reflexões que fizeram sobre a importância da preservação da água e da promoção da paz. A atividade também envolveu uma caminhada pelo Parque, proporcionando aos estudantes uma experiência de conexão com a natureza e conscientização ambiental. Segundo a equipe do OAPE, a jornada educativa reforça o compromisso da comunidade escolar com a conscientização ambiental e a valorização dos recursos hídricos.

“A campanha global está aberta para todos participarem. Este ano, o foco da ONU são jovens estudantes de todo o mundo para aprender sobre conservação da água e construção da paz por meio de atividades divertidas e educativas. As atividades sugeridas podem ser facilmente adaptadas por organizações e indivíduos que trabalham para superar os desafios de água e saneamento do século 21. A equipe do Observatório Ambiental Parque Escola, buscou adequar as atividades para desenvolver um trabalho lúdico divertido e que possa alcançar os objetivos de forma eficiente, significativa  e prazerosa”, afirmou a equipe responsável pelas atividades ambientais do OAPE.

“Eu gostei muito de pintar o cartaz. A professora falou que nós somos muito ricos em água e que muitos lugares não tem”, disse Sophia Caroline da  Silva Oliveira, aluno do 3° ano A.

“Também que o mundo é feito de água e terra, né? Por isso temos que cuidar”, completou a colega de turma, Brenda Farias de Souza, do 3⁰ ano A.

“A professora Cláudia falou sobre a importância da água, sobre como, por exemplo, podem acontecer guerras pela água e fizemos o cartaz. Também pintamos com tinta e depois tiramos uma foto embaixo do cartaz da água e colocamos nossa frase de como ajudar a água para não ficarmos sem. Minha atividade favorita foi pintar o cartaz, porque eu gosto muito de pintar”, disse Enzo Lucca Gonçalves Barros, do 5° ano A.

Sobre o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela ONU em 1993, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A Resolução A/RES/64/292 reafirmou a água limpa, segura e o saneamento básico como direitos humanos fundamentais. A data, celebrada anualmente, tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a vital importância da água para a sobrevivência de todas as formas de vida. Além disso, busca ressaltar a necessidade premente de um uso sustentável desse recurso e da preservação dos ecossistemas aquáticos, combatendo a poluição e a contaminação que ameaçam sua disponibilidade e qualidade.