Exposição inclusiva celebra Dia Mundial da Síndrome de Down em Hortolândia Destaque

Mostra aconteceu na Emef Renato Costa Lima, no Jd. Amanda

Cerca de 600 pessoas visitaram, nesta quinta-feira (21/03), a exposição “Celebrando a vida de pessoas com Síndrome de Down”, que buscou promover a conscientização e o respeito à diversidade. O evento foi realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, no Jardim Amanda I. A ação, em celebração do Dia Mundial da Síndrome de Down (21/03), mobilizou 484 estudantes do 1° ao 5° ano e professores em uma iniciativa singular: uma exposição de cartazes, aberta a toda a comunidade escolar, dedicada a aumentar a conscientização sobre esta condição e promover a inclusão.

A unidade escolar foi palco de uma experiência diferenciada.  Os corredores ganharam cartazes coloridos, cada um transmitindo uma mensagem de aceitação, respeito e inclusão para com as pessoas com Síndrome de Down. Os estudantes, sob a orientação dos professores, criaram cartazes com informações, pesquisas e ilustrações a respeito da data, além de realizarem também apresentação musical. Os visitantes foram incentivados a interagir com os estudantes e professores, trocar ideias e compartilhar experiências.

Cristina Samara Neco, mãe da estudante Nicolly Silva Peixinho do 1° ano D, da Emef Renato Costa Lima, expressou sua gratidão pela dedicação dos estudantes e professores. Ela enfatizou a importância de eventos como esse não apenas para celebrar a diversidade, mas também para educar e sensibilizar a comunidade sobre questões de inclusão.

“Eu saí da exposição muito emocionada. É a primeira vez que participo de algo assim sobre Síndrome de Down nas escolas. Foi lindo ver as crianças, como as crianças são incluídas. Só tenho a agradecer muito pelo trabalho de todos, porque foi perfeito! A Nicolly também adorou. Ela ficava: ‘é pra mim? é pra mim?’, foi muito lindo!”, ressaltou.

Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down (21/03) é uma data voltada à conscientização das pessoas a fim de celebrar e promover a igualdade de oportunidades para pessoas com essa condição genética. Foi reconhecida oficialmente pela ONU desde 2012 e é simbolizada pela trissomia do 21º cromossomo, que causa a síndrome.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e da FBASD (Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down), estima-se que no Brasil a síndrome ocorra em aproximadamente 1 a cada 700 nascimentos, totalizando cerca de 270 mil pessoas vivendo com essa condição genética no país.