Estudantes municipais de Hortolândia começam a receber uniformes de inverno Destaque

Calças e agasalhos chegam às escolas antes da temporada de frio

Estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia começaram a receber, na manhã desta terça-feira (26/03), os kits de uniforme de inverno, confeccionados e distribuídos pela Prefeitura. Cada kit contém um agasalho e uma calça comprida.

Na tarde de segunda-feira (25/03), o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, esteve no gabinete do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, para efetuar a entrega simbólica dos itens a duas famílias.

“Conforme combinado, já estamos entregando os agasalhos, antes do frio. Para agasalhar nossas crianças e, com certeza, cumprir nossa meta, assim como foi determinado no início das entregas. É para todos os papais e mamães ficarem tranquilos de que as crianças vão estar bem agasalhadas na época certa. Nosso objetivo é cuidar das pessoas e de nossas crianças”, afirmou o prefeito.

“O uniforme é uma importante ferramenta pedagógica e também de segurança para identificar as crianças. Desde o ano passado, viemos nos organizando a pedido do prefeito para que todos os uniformes fossem entregues no tempo certo. Já entregamos os de verão para os nossos 26 mil alunos e agora estamos antecipando a entrega dos de inverno”, complementou Moraes.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola vinculada à rede municipal tem autonomia para se comunicar com pais e responsáveis e definir o cronograma de entrega dos kits, que já iniciou. A ação beneficiará todos os cerca de 26 mil crianças, jovens e adultos matriculados desde a Educação Infantil e do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) até a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Eu gostei muito do uniforme. Ele é quentinho e muito legal. É bonito!”, afirmou a estudante Isabella Rocha Miranda, do Jardim II - F, na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Santa Clara, uma das unidades escolares que realizaram a entrega, nesta terça.

Neste ano, os kits de verão, com duas camisetas e uma bermuda, foram entregues em fevereiro. A Prefeitura realizou dez cerimônias oficiais, em unidades escolares das cinco regiões, para simbolizar o início das entregas. Durante estes eventos, Zezé Gomes anunciou que a entrega dos kits de inverno começaria a ser feita ainda em março.

Saiba mais sobre os kits de uniformes

A distribuição de 130 mil peças (78 mil de uniformes de verão e 52 mil de inverno) beneficia estudantes de toda a rede municipal de ensino. Além das vestimentas, cada aluno recebeu também uma mochila completa, contendo diversos materiais escolares adequados a cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os itens entregues estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e estojo para organização.

A ação busca oferecer educação de qualidade aos alunos municipais, permitindo que todos tenham acesso aos mesmos artigos essenciais utilizados no ambiente escolar, contribuindo para a segurança e a autoestima dos estudantes. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia ressalta que a entrega do uniforme e material escolar é uma ação que impacta positivamente não apenas na vida escolar das crianças e demais estudantes, mas também proporciona economia às famílias, que não precisam se preocupar com a compra desses itens essenciais.

Confecção de uniformes

A confecção dos uniformes é uma ação da Prefeitura que vai além dos muros escolares. Beneficia também moradores da cidade em busca de qualificação e recolocação profissional.

Os 130 mil kits de uniformes de verão e de inverno foram feitos por bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), da Secretaria de Governo, matriculados no curso Costura & Moda do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A costura industrial dos uniformes escolares é uma ação que atende ao Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em execução pela Administração Municipal.