Transporte Escolar disponibilizado pela Prefeitura é monitorado Destaque

Medida garante segurança a mais de mil estudantes municipais de Hortolândia

Com o auxílio da tecnologia, o transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Hortolândia leva mais segurança a mais de 1,3 mil crianças, jovens e adultos vinculados à rede municipal de ensino, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). A empresa especializada em transporte escolar, contratada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, dispõe de um sistema de monitoramento em tempo real, alimentado por uma plataforma tecnológica avançada, o que permite o acompanhamento preciso dos veículos durante todo o percurso.

Os 51 veículos de transporte escolar, entre vans e ônibus, são monitorados por meio de um sistema de geolocalização via GPS. Este sistema funciona dentro de uma plataforma que contém o registro e dados de todos os veículos da empresa Rosolém Transporte. Através dele, é possível visualizar a localização dos veículos em movimento, em tempo real, o que permite o controle preciso do trajeto e do itinerário, assegurando que cada criança chegue ao seu destino de forma segura e pontual.

Para o Setor de Transporte Escolar, o sistema representa uma evolução significativa em relação aos métodos anteriores, como o uso de tablets para medição de rotas. Na avaliação da equipe, a transição para o monitoramento em tempo real agrega não apenas mais segurança, mas também eficiência operacional ao serviço de transporte escolar.

“O sistema já existia na Secretaria de Educação desde 2015. Só que, na época, não era via plataforma, mas por medição feita com um tablet. Fazia a rota e lançava no computador. Agora, é feita via GPS, via computador em tempo real. Cada dia mais não nos falta dedicação e empenho em trabalhar para sempre, dentro das nossas possibilidades, efetuar o melhor do nosso transporte para nossas crianças”, destacou o chefe do Setor de Serviços responsável pelo Transporte Escolar, Nedinaldo Nogueira Pinto.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o sistema é monitorado pela equipe de profissionais do Setor de Transporte Escolar e por quatro funcionários da empresa. Além do monitoramento, cada veículo conta com um profissional monitor para melhor garantir a segurança dos estudantes. A equipe responsável pelo transporte escolar, motoristas e monitores, recebem formações regulares, incluindo treinamentos em primeiros socorros e outras capacitações.

“Com as crianças para cuidar, o transporte com certeza me auxilia muito na rotina. Acredito que esse é o setor que mais funciona para as crianças com deficiência e tenho total confiança no serviço e nos profissionais que realizam esse trabalho. Tenho um relacionamento muito bom com todos da equipe e vejo que o acolhimento realmente acontece. Pra mim, é nota dez!”, ressaltou Kátia Cristina Moraes de Souza Oliveira, de 41 anos, moradora do Jd. Amanda 2 e mãe dos alunos Arthur Hugo de Souza Oliveira e Luan Raphael de Souza Oliveira, de 12 anos.

Karina Aparecida da Silva, de 33 anos, moradora  do Jd. Amanda 1, mãe da aluna Lorenna Vitória Rodrigues da Silva, de 12 anos, também ressalta o cuidado e segurança do transporte escolar.

“O transporte é muito seguro. Ela utiliza o transporte há 1 ano e 6 meses e tenho total confiança nos funcionários que são muito cuidadosos e responsáveis no que fazem. O transporte é feito com muito amor”, ressaltou ela.

Atualmente, o transporte escolar em Hortolândia atende a mais de 50 escolas, beneficiando mais de 1.350 crianças diariamente. O serviço atende tanto as crianças que moram a distâncias consideráveis das escolas (mais de 2km), quanto aquelas que possuem alguma deficiência ou residem em áreas com obstáculos no caminho ou perigos nas vias. Também beneficia estudantes da EJA, facilitando o transporte de jovens e adultos para cursos profissionalizantes até o câmpus do Instituto Federal, na Vila São Pedro.

Pais e familiares interessados em solicitar o serviço de transporte escolar precisam procurar o Setor de Protocolo Geral da Prefeitura, localizado no subsolo do Paço Municipal, no Remanso Campineiro. É preciso apresentar documentos pessoais, que podem variar conforme o caso. Profissionais do Setor analisarão o pedido e confirmarão se o requerente tem direito ao benefício. Após isso, sendo liberado, o estudante recebe a vaga no transporte escolar.