Educação financeira é tema de formação continuada para Profissionais de Educação Destaque

Ação da Prefeitura de Hortolândia beneficiará estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Cerca de 340 profissionais da rede municipal de educação, que trabalham com as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano), participam, a partir desta semana, de formação sobre educação financeira, promovida pela Prefeitura de Hortolândia no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Jd. Remanso Campineiro. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a utilização do material pedagógico “Banco +” em sala de aula visa enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo experiências inter e transdisciplinares que abordam conceitos e práticas de educação financeira.

Os encontros são escalonados: enquanto os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental iniciaram o processo nesta segunda-feira (08/04), retomando em 19 de junho, os professores dos 3º, 4º e 5º anos participarão do curso ao longo desta semana, até esta quarta-feira (10/04). Organizados em grupos, os cursistas exploram o material e conhecem estratégias pedagógicas para a efetiva integração da educação financeira ao currículo escolar.

O Projeto “Banco +” disponibiliza uma série de materiais didáticos, como livros, jogos e obras literárias, todos elaborados com temáticas específicas para cada ano escolar e faixa etária. Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a abordagem dos conteúdos, a transdisciplinaridade, a ludicidade como ferramenta de aprendizagem e o estímulo ao protagonismo dos estudantes são alguns dos pontos de destaque do projeto.

A temática de educação financeira está entre as competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que delineia o mínimo a ser ensinado nas escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O tema também está alinhado com as diretrizes do Currículo Municipal Integra Saberes. Estes norteadores visam ao desenvolvimento integral das crianças na educação financeira, para que os estudantes possam desenvolver uma consciência financeira desde cedo, auxiliando-os nas tomadas de decisão relacionadas ao consumo.

“A formação representa um passo importante na capacitação dos nossos profissionais da educação, pois reconhecemos a importância fundamental de introduzir conceitos de Educação Financeira desde cedo na vida das crianças. Ao aprenderem sobre finanças desde os anos iniciais, nossos estudantes não apenas adquirem habilidades práticas para lidar com dinheiro, mas também desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre planejamento e responsabilidade na gestão dos recursos. Acreditamos que essa educação financeira precoce é essencial para preparar nossas crianças para enfrentarem os desafios e se tornarem adultos mais conscientes e responsáveis financeiramente", afirmou o diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizeti Chagas de Faria.