Estudantes municipais de Hortolândia enviam mensagem para o futuro, em cápsula do tempo Destaque

Ação, na Emef Profa Lilian Cristiane Martins de Araújo, busca preservar a cultura e herança da comunidade escolar do Jd. Estefânia

Já pensou em enviar uma mensagem a ser recebida por você mesmo no futuro? Esta é a ideia da “cápsula do tempo”, feita por cerca de 80 crianças, estudantes de quatro turmas do 1° ano (A, B , C e D) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Lilian Cristiane Martins de Araújo, no Jd. Estefânia. Orientados pelas professoras de sala, eles reuniram desenhos, fotos e cartas pessoais em que expressam seus sonhos, suas esperanças e visões para o futuro. O dispositivo foi enterrado nesta terça-feira (30/04), nos jardins da escola, para ser reaberto no dia 30 de abril de 2028, quando os estudantes estiverem no 5° ano do Ensino Fundamental.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto da “Cápsula do Tempo" tem como objetivo preservar elementos da cultura atual, como objetos, fotos, desenhos, cartas e outras realizações, para serem apreciados pelas gerações futuras. É uma forma de preservar identidade e trabalhar junto às crianças noções de localidade e espaço tempo.

“O projeto cápsula do tempo está sendo muito legal. A professora entregou para nós um papel onde escrevemos a nossa história. Tem bilhetinho da nossa família e fotos. Também tem fotos das pessoas da escola”, afirmou Theo Silvério Pereira, estudante do 1° ano C.

“Vamos vivenciar o presente, passado e futuro. Vamos abrir a cápsula quando estivermos no 5° ano. Já estou ansiosa para abrir”, comentou a colega Maria Gabrielly Miranda dos Santos.

“O projeto Cápsula do Tempo visa preservar a história e a cultura da atualidade para as gerações futuras, promovendo senso de identidade e pertencimento da comunidade. Através da seleção cuidadosa dos itens e do envolvimento dos estudantes, esperamos criar uma cápsula que seja verdadeiramente inspiradora para eles”, destacou a professora Fabiana Roberta Locali da Silva, do 1° ano A.